“Destrava-Língua”

Psicólogo especializado em aprendizagem e desenvolvimento infantil faz sua estreia na literatura com a coleção de cinco livros destinados a estimular as crianças, de todas as idades, para brincarem com as palavras, as sílabas, as letras e os sons de cada uma delas.

thumbnail_capa dos destrava língua

Especialista em alfabetização, aprendizagem e desenvolvimento infantil, João Batista Oliveira faz sua estreia na literatura como autor dos textos dos livros da Coleção “Destrava-Língua” lançada pela Alfa e Beto Soluções. O autor utiliza com humor os recursos da língua portuguesa para estimular a curiosidade, a imaginação e o gosto das crianças para brincar com as palavras.  As ilustrações de Guilherme Karsten (vencedor de um concurso nacional para novos ilustradores de livros infantis) dialogam com o texto ora de forma literal, ora surpreendendo e instigando a imaginação.

A coleção já está disponível no portal da Alfa e Beto Soluções: www.alfaebetosolucoes.org.br. O preço de cada livro é R$ 36,00 e a coleção inteira custa R$ 171,00.

Alguns trechos

heitor-leitor-aberto - Cópia“- Essa é sopa!

Assovia o sapo.

O sapo tem mola de aço.

Ele pula e passa o palhaço.

– Que sapo palhaço!”

 

“A pata cata lata.

A pata cata lata na mata.”

 

“Os três tigres de Trieste trazem

trastes e trajam trajes de Trieste

para trocar por trigo.”

 

 Os livros

untitled 2“Aqui há sapato, aqui assa pão”

O Tico cata o toco e taca na toca. Enquanto isso, o gato ataca o taco e vira caco. O santo no canto canta o canto santo e o louco coloca o coco no colo. Por pouco o coco não cola no colo do louco! Ainda tem o gato da tia Mia, que mia pra tia todo o dia. E tem também outro gato, que correu atrás do rato e foi parar no meio do mato.

 

 

 

a-volta-dos-tres-tigres-2d“A volta dos três tigres tristes”

Três tigres tristes caminham pela trilha de Trieste. Eles estão em busca dos pratos de trigo. No meio do caminho, encontram três patos de Petrópolis e acabam ficando sem trajes. Você pode até achar que conhece esta história, mas aposto que contada desta forma você nunca ouviu  nem leu! Aqui tem também a história do pato que pia… Mas, pato pia? Não sei, mas sei que só paga o pato quem pia.

 

 

heitor-leitor-capa“Heitor leitor”

Heitor é um menino que não gosta nada de ler. Mas ele é amigo de Lia, uma leitora e tanto! Lia tenta de tudo para transformar Heitor em leitor: livro de aventuras, de histórias; leitura sozinho ou acompanhado. Quem sabe num sofá fofinho ou numa praia quentinha? Mas nada faz Heitor virar leitor. Até que… Lia descobre o segredo da leitura. Você imagina qual é?

 

 

arara-rara“A arara rara”

Iara é uma arara rara. Quando fala ela dispara. Não para, não cala. Como fala a arara rara! De tanto zombar da capivara, a Iara se meteu em confusão. Mas a arara não se emenda e continua aprontando com toda a bicharada! E você, sabe de onde vem a arara Iara?

 

 

 

gato-2d“Gato e rato em quatro atos”

Sou um rato famoso, roí a roupa do rei, da Rainha, do Rômulo e também do Remo. Roedor real, roedor nato. Mas corre que lá vem o gato. Artista, malabarista, equilibrista e candidato a cuidar do sindicato. Confusão formada. Entre o gato e o rato… o rato ou o gato? Desempato, diz o pato. Neste ato, não tem rato nem gato!

 

 

O autor da coleção, João Batista Araujo Oliveira, é referência nacional em educação. Atuou como professor, pesquisador, consultor e ocupou cargos executivos em organismos nacionais e internacionais. É fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG promotora de políticas práticas de educação que priorizam a alfabetização. Foi secretário-executivo do MEC (1995) e idealizou o programa Acelera Brasil, que visa acelerar e corrigir o fluxo escolar com o apoio do Instituto Ayrton Senna. É psicólogo e Ph.D em Educação pela Florida State University (EUA) e já publicou dezenas de livros, sendo o mais recente “Desenvolvimento Infantil: O que desenvolve?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *