Dicas de como ler para uma criança

imagem-entenda-o-projeto-2016Está em curso mais uma campanha muito aguardada por quem curte literatura infantil. A 7ª campanha do Itaú Social “Leia para uma criança”vai entregar gratuitamente para os brasileiros 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos livros “Quero colo!” de Stela Barbieri e Fernando Vilela pela Edições SM e “Pedro vira porco-espinho” de Janaina Tokitaka pela Jujuba Editora. Os promotores providenciaram ainda edições acessíveis em braile e para outras deficiências.

Junto com os livros, anualmente, também recebemos um belo folheto com dicas sobre o valor da leitura para as crianças e a melhor forma de praticar essa leitura. Este ano, os folhetos trazem uma novidade sensacional: os promotores providenciaram uma análise de cada livro e apontam pontos importantes de cada história, além de sugerirem formas de leitura que permitem explorar mais do contexto das obras: personagens, ilustrações, temas etc.

Veja aqui algumas das dicas gerais preparadas pela campanha:

Histórias estimulam a criatividade – Ouvir histórias ajuda a criança a explorar melhor a criatividade e a imaginação, mostrando para ela um mundo de novas possibilidades.

Histórias ajudam a compreender o mundo – Por meio da leitura, a criança começa a nomear o mundo à sua volta, compreender as pessoas e conviver melhor com as diferenças.

Histórias facilitam o aprendizado – A educação muda o mundo. E ler para uma criança contribui para desenvolver atenção, concentração, memória e raciocínio.

O momento de leitura pode ser muito divertido para as crianças:

Procure ter em casa livros infantis com formatos, capas e tamanhos diferentes. E deixe tudo organizado em um lugar agradável e de fácil acesso. Assim, as crianças podem ver e pegar os livros sempre que quiserem.

Apresente para a criança livros de temas variados e de diferentes autores e ilustradores. Mostre também os diversos gêneros de literatura – como contos, fábulas e poesias. Descubra junto com a criança o tipo de livro de que ela mais gosta.

É importante deixar a criança livre para explorar o livro. Sentar em cima, bater na capa, morder, tudo isso faz parte da forma como ela interage com a obra.

É sempre legal conhecer o livro antes de começar a leitura. Assim, você consegue transmitir melhor o ritmo do texto e se prepara para lidar com possíveis dúvidas da criança sobre a história. Mas não se preocupe: existem vários jeitos de ler um livro, é só achar o seu.

Clique aqui para ler as dicas de como ler os dois livros da coleção deste ano e aproveite para se cadastrar e pedir os seus exemplares.

GANHE-2-LIVROS-GRÁTIS-DA-COLEÇÃO-LEIA-PARA-UMA-CRIANÇA-ITAÚ-2018-760x490

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *