Muita festa em Beagá para a meninada

Dia das Crianças tem programação de sexta até segunda-feira em shoppings, ruas, praças, museus e teatros. Boa parte dessa programação é gratuita.

 

Museu dos Brinquedos promove exposição, oficinas, brincadeiras e shows 

Foto: Divulgação

Fotos: Divulgação

O Dia das Crianças, esse ano celebrado numa sexta-feira, ganhou fôlego redobrado pela proximidade com o fim de semana e o Museu dos Brinquedos (Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários) não ficou de fora das diversas comemorações que ocorrerão em Belo Horizonte nesse feriado. Nos dias 12, 13 e 15 de outubro, o espaço estará de portas abertas das 10h às 17h, com uma programação especialmente preparada para todas as crianças e seus familiares.

Dia 12 de outubro, sexta-feira, oficialmente o Dia das Crianças, o Museu vai receber o mestre das brincadeiras Rodrigo Libanio Christo e o músico Marcos Maia no show “Brinquedos e Barbantes Cantarolantes” (na foto abaixo). Reconhecido nacionalmente, Rodrigo é compositor e, há mais de 40 anos, canta e conta histórias com figuras de barbante, lenços e outros brinquedos cantarolantes. Em suas apresentações, o artista encanta o público com sua flauta e, ao formar uma grande roda, tudo se desenrola no estilo “uma brincadeira puxa outra”.

Foto: Bob Rudis

Foto: Bob Rudis

Já no sábado, 13 de outubro, o contador de histórias Paulo Fernandes vai comandar o espetáculo “Abrindo meu baú de histórias”. Paulo vai convidar o público a embarcar numa viagem ao mundo das histórias orais, passadas de geração para geração, que trabalham valores, exploram diversidade cultural e homenageiam a infância, a ludicidade e o brincar.

Na segunda-feira, 15 de outubro, quando a maioria das escolas vai estar em recesso pelo dia dos professores, a atração ficará por conta do grupo Cantarolê, em “Cantarolê brinca com você”. A dupla de artistas Isabel e José Alves propõe um momento de interação com o público por meio de canções autorais, cantigas de rodas de domínio popular e histórias com temas atuais do dia a dia. Uma mistura de fantasia e realidade, numa gostosa brincadeira de faz de conta para adultos e crianças se divertirem juntos.

Deixando a programação ainda mais especial, a oficina “Criança e a Cidade”, estimula as crianças a ‘construir’ uma cidade a partir da confecção de casas, prédios, espaços públicos e outras instalações, usando materiais simples, como papelão, caixas, tampinhas, plásticos e materiais reciclados.

Em todos os dias os visitantes também poderão conhecer a nova exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar” e aproveitar toda a estrutura do espaço, incluindo o pátio de brinquedos e brincadeiras e a brinquedoteca. Mais informações: (31) 3261-3992.

 

Foto: Cris Noli

Foto: Cris Noli

Projeto “Se essa rua fosse minha…” leva diversão para praças públicas

Os moradores e visitantes de Belo Horizonte vão contar com uma programação divertida e gratuita para fazer a festa neste feriado do Dia das Crianças. O Museu dos Brinquedos também vai promover duas edições do projeto “Se essa rua fosse minha…”, que integram a programação do Circuito Instituto Unimed-BH. No dia 12 de outubro, sexta-feira, das 15h às 18h, as atividades serão realizadas na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. Já no dia 14, domingo, 9h às 12h, o projeto ocupa a Praça da Saúde, no bairro Grajaú.

Serão três horas de diversão para toda a família, incluindo oficinas de construções de brinquedos, canto do brinquedo com perna-de-pau, perna-de-lata, pula-corda, bambolê, corrida-de-saco, vai-e-vem, elástico, amarelinha e ainda brincadeiras coletivas, como dança da laranja, corrida do saco, corrida do ovo, futebol de pano (foto acima) e, para fechar a programação, uma atração especial para cada evento: na sexta, o espetáculo Cabaré Ambulante, com a Cia Picadeiro Ambulante. No domingo, o espetáculo Osquilibum, da Cia Matraca, encerra as atividades.

O objetivo do projeto “Se essa rua fosse minha…” é, além de levar a democratização do acesso à cultura, também incentivar a ocupação dos espaços públicos, promovendo a reflexão a respeito da cidade enquanto patrimônio da sociedade, da importância de preservação dos espaços urbanos e do incentivo à valorização da nossa cidade pelas crianças.

Projeto “Santa Leitura” estará nas praças com mais de mil livros infantis

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No sábado, dia 13 de outubro, a partir de 10h, o projeto “Santa Leitura” estará na Praça Comendador Negrão de Lima, no bairro Floresta. Em comemoração à semana da criança o projeto contará com uma mágica biblioteca a céu aberto, somente com livros de literatura Infantil. Serão mais de mil títulos diferentes espalhados, à disposição do público.

Já no domingo, dia 14 de outubro, o projeto estará na Comunidade Sagrada Família (Estrada Velha de Nova Lima, 365), no bairro Novo Taquaril, a partir das 10h, com centenas de livros, lanches, histórias, poesias e muitas brincadeiras.

Quem deseja doar livros de literatura infantil, pode entrar em contato através do email projetoleituranapraca@gmail.com.

Galinha Pintadinha invade o Shopping Cidade com uma programação especial 

DIAS DAS CRIANÇAS 2018

A criançada que é fã da Galinha Pintadinha tem motivos de sobra para visitar o Shopping Cidade em outubro: a personagem, que é sucesso desde 2006 entre o público infantil, estará no mall até  21/10 para celebrar o Mês das Crianças com várias atividades recreativas.

Uma das atrações, realizadas em parceria exclusiva com a Ludi, é a Caça aos Ovos com a Galinha Pintadinha, que mescla a inovação dos aplicativos com a nostalgia dos álbuns de figurinha, tornando a brincadeira divertida para toda família.  A partir da tecnologia de realidade aumentada, pais e filhos poderão procurar ovinhos com figurinhas dos personagens Galinha Pintadinha, Borboletinha, Pintinho Amarelo, Baratinha e Galo Carijó, que estarão espalhados nas lojas e corredores do Shopping Cidade.

Podem participar da aventura crianças de 0 a 12 anos acompanhadas por um responsável maior de 18 anos. As primeiras 170 crianças que completarem os cinco álbuns serão premiadas com um vale-compras de R$ 50 da loja de brinquedos Estripulia, além de um vale-esfirra do Habibs. O brinde do restaurante, além de contemplar os 170 primeiros participantes que capturarem todos os personagens, também estará disponível para mais 2080 crianças que completarem o álbum.

Além da diversão na busca aos ovos da Galinha Pintadinha, as crianças poderão ainda conhecer a Galinha Pintadinha e o Pintinho Amarelinho. Os personagens estarão no Shopping Cidade nos finais de semana durante a campanha das crianças (dias  12, 13, 14, 19, 20 e 21 de outubro) para tirar fotografias com o público. As fotos serão registradas no celular ou câmera do cliente por um promotor do Shopping Cidade, gratuitamente. Para participar, basta retirar a senha 30 minutos antes das sessões, que acontecem a cada meia hora, no Piso GG, das 10h30 às 16h30.

Peças teatrais de clássicos da literatura infantil no Pátio Savassi

banner_criancoas_1

Da Semana da Criança até o dia 21/10, o teatro do shopping (Piso L3: Avenida do Contorno, 6061, São Pedro) vai receber uma programação extensa de atrações, com os clássicos literários: “Alice no País das Maravilhas”, “João e Maria”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A História dos Príncipes e Princesas” são as opções para as famílias se divertirem juntas. Todas as peças têm classificação livre.

12/10 – às 16h e 18h30 – A história dos príncipes e das princesas

Vendas: www.sympla.com.br

13 e 14/10 – 16h e 18h  – João e Maria

Vendas: www.centraldoseventos.com.br

20 e 21/10 – 16h e 17h30 – Chapeuzinho Vermelho

Vendas: www.vaaoteatro.com.br

“Contos partidos de amor”, musical inspirado na obra de Machado de Assis

Foto: Rai Júnior

Foto: Rai Júnior

 Para alegrar a semana do Dia das Crianças, o Centro Cultural Banco do Brasil (Belo Horizonte) preparou uma programação especial com uma série de atividades gratuitas para pais e filhos. Serão oferecidos algodão doce, pipoca, oficinas para as crianças e painel para desenho. Na sexta-feira, dia 12 de outubro, haverá ainda duas sessões gratuitas, às 16 e 19 horas, do espetáculo “Contos Partidos de Amor”, musical infantojuvenil inspirado na obra de Machado de Assis. Os ingressos (sujeito a lotação do teatro) deverão ser retirados presencialmente na bilheteria do CCBB, uma hora antes da peça.

Com direção de Duda Maia, dramaturgia de Eduardo Rios e trilha sonora original de Ricco Viana, o musical aborda os temas de amor e ciúme de forma poética e bem-humorada, com uma linguagem cheia de metáforas e ricas construções machadianas. O intuito é criar um jogo de cena que se aproxime de afetos presentes tanto no dia a dia das crianças como no dos adultos.

“Contos partidos de amor” fica em cartaz até 29 de outubro com sessões às segundas e sextas-feiras, às 19 horas e aos sábados e domingos, às 16 e 19 horas. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e estão à venda no site: www.eventim.com.br. Mais informações: www.bb.com.br/cultura.

Shopping DiamondMall realiza shows oficinas gratuitas de musicalização

banner1200x635_v2

O Diamond (Av. Olegário Maciel, 1600, Lourdes) promove oficinas gratuitas de criação e customização de instrumentos feitos com sucatas e objetos do cotidiano, como colheres e copos. Promove também shows interativos com Diego – Musico Pai (@musicopai), profissional especializado em musicalização infantil.

Período: até 14 de outubro

Horário: 14h às 19h (1 hora de duração)

Público: Oficina de instrumentos – 3 a 12 anos | Oficina de musicalização – livre

Local: Piso L3 DiamondMall

Inscrições: Concierge (Piso L3) e/ou pelo telefone (31) 3330-8633

Programação

12/10 (Sexta-feira)

14h às 18h30 – Oficina de Tamborzinho | 19h às 20h – Oficina de Musicalização

13/10 (Sábado)

14h às 19h – Oficina de Pau de Chuva

14/10 (Domingo)

14h às 18h30 – Oficina de Chocalho | 19h às 20h – Oficina de Musicalização

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *