“Procurando Saci”

Outubro marca a celebração de uma figura muito importante para a história cultural do país, o Saci Pererê, personagem popular brasileiro conhecido pela astúcia, esperteza e, claro, muitas travessuras. O Dia do Saci é 31 de outubro. Mas as comemorações começam antes em Belo Horizonte.

SACY_RUA_Whatsapp

O Espaço do Conhecimento UFMG juntamente com a Livraria da Rua e a Academia Mineira de Letras promovem o evento “Procurando Saci” e, através das atividades, unem arte e ciência. A curadora da programação é Marlette Menezes, artista visual e investigadora do Saci.

Ela explica que o personagem tem raízes muito mais antigas do que a imagem consolidada por Monteiro Lobato na década de 1920. O Saci, na verdade, remonta à tradição oral dos povos tupis-guaranis, que viviam no Sul do Brasil no século 18. A partir do encontro dessa cultura com as dos europeus que participavam das missões jesuítas, foi que surgiu o Saci.

“Procurando Saci” é puro movimento. É um esquema catalisador da estrutura de um pensamento para produções poéticas. Busca o diálogo, entre arte e ciência, e opera por meio de ações educativas, colaborativas, individuais ou coletivas, e relações do imaginário. Saci não sustenta paradeiro e manifesta(-se) em todo o território brasileiro.

277308,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Programação Livraria da Rua  |  Dia 27/10

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 913 – Belo Horizonte

Um espaço aberto a acontecimentos para todas as idades. Um espaço para leitura e para os livros. Um espaço para brincar e aprender.

10h30  |  Gesto Saci

Prática artística para professores, aberto para o público em geral, com a artista visual Marlette Menezes  e a contadora de histórias Walda Leão.

Um exercício da gestualidade como forma da apropriação dos sentidos, possibilidade de transformação e experiência poética.

12h  |  Assovio Saci

Show e oficina com Paulo Santos, cofundador do Grupo Uakti,  inspira o som por meio da música instrumental, produção lúdica e ressonância.

Livre |  Salto Saci

A amarelinha, o jogo, o movimento livre na possibilidade  de variação e ocupação do espaço urbano.

Entrada gratuita

Programação Academia Mineira de Letras  |  Dia 31/10

Endereço: R. da Bahia, 1466

Procurando Saci – Busca pensar o mito folclórico

18h – Poema Saci: Amanda Vital fará a leitura de fragmentos de “Urupês”, Monteiro Lobato, 1918.

18h30 – Manifesto Saci: Lívia Aguiar abre e lê o Manifesto Metamorfoseio Procurando Saci.

19h – Conversação Procurando Saci

Apresentação de abertura com o músico, compositor Paulo Santos, cofundador do Grupo Uakti e debates com:

Paulo Santos, músico, cofundador do Grupo Uakti

Gislayne Avelar de Matos (contadora de história, foco nas funções do conto, imaginário, educação)

Eneida Maria (doutora em Literatura Comparada, Semiologia, foco em Macunaíma)

Souza e Patrícia Kauark  (doutora em Epistemologia, foco em filosofia da ciência, filosofia transcendental e filosofia da mecânica quântica).

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *