Adesões à campanha “Presenteie com um livro”

Setor de licenciamento de marcas e personagens começa a estimular famílias a darem livros de presente de Natal e adere as campanhas como “Vem para Livraria” e “Presenteie com um Livro”.

livros-infantis-de-graca-noticias

Com a crise do mercado editorial brasileiro, o segmento de produtos infantis também busca formas de estimular o consumidor a presentear as crianças com livros neste Natal, assim como outros setores fizeram recentemente. Centenas de pessoas também vêm usando as redes sociais para mostrar integração à iniciativa de comprar livros no Natal.

A Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), que tem entre suas associadas empresas como a Maurício de Sousa Produções (MSP), a Disney, a Gloob, o Instituto Ayrton Senna e outras, aderiu às campanhas Vem para Livraria (#VemPraLivraria) e Presenteie com Livros (#Presenteiecomlivros), movimentos que cresceram desde que a livrarias Saraiva e Cultura entraram com pedido de recuperação judicial.thumbnail_image016

Marici Ferreira, presidente da ABRAL, esclarece que o projeto terá dois estágios: o primeiro deles é uma mobilização interna, no sentido de engajar os associados à causa; o segundo, ainda em estudo, é a ampliação individual das associadas em uma atuação ainda maior. “Não podemos ficar fora desta iniciativa”, justifica.

“O maior presente que podemos passar a nossos filhos é o amor à leitura. Ler pode ser divertido e gostoso. A presença de personagens conhecidos das crianças nos livros é uma maneira de estimular o interesse pela leitura e, assim, levá-las a se tornarem leitoras pela vida toda”, diz Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica. Mauricio de Sousa recebeu do UNICEF o título de escritor para crianças e é o único desenhista membro de uma academia de letras, a APL (Academia Paulista de Letras). Os livros licenciados da Turma da Mônica ultrapassam os 2 milhões de exemplares vendidos ao ano.

Cláudia Pessoa, escritora e editora da Sweet Books Brasil, acredita que “livros contam histórias que alimentam a alma das crianças e dos adultos, que fazem todos nós mergulharmos em um mundo de descobertas, aprendizado, imaginação e inocência. Podem transformar as crianças em adultos mais conectados com eles mesmos e sensíveis ao outro. Precisamos dos livros pra sermos pessoas melhores e, neste momento de crise do mercado editorial, eles precisam de nós. Há livros para todos os gostos. Vamos thumbnail_image001fazer uma lista bem grande e bonita e presentear a família e os amigos com livros neste Natal.

Up! Content Co., também associada da ABRAL, se engajou na iniciativa e reforça que quando se é criança, o mundo é um livro em branco. E uma das experiências mais enriquecedoras é ir a uma livraria escolher um livro novinho. Ele estimula a imaginação, ensina, diverte, faz rir, faz dormir, é o verdadeiro companheiro de uma criança. Segundo a empresa, “por isso, pensar no livro como um presente para uma criança, pode ter certeza que a vida dela ficará ainda mais colorida. Dê um livro de presente.

Já o Gloob tem um olhar sobre suas publicações, por exemplo, é o de trazer histórias e atividades que estimulem a capacidade cognitiva das crianças e tragam valores positivos que trabalhamos nos nossos conteúdos na TV, como amizade, companheirismo, coragem e respeito às diferenças. “Essa é uma indústria cuja relevância tem participação na construção da cultura nacional e no desenvolvimento das novas gerações.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *