15 histórias infantis para contar

Em artigo para a Revista Crescer, o escritor Ilan Brenman dá continuidade à sua lista de coisas de suma importância para a infância, ou seja, para fazer antes das crianças crescerem.

“Quando criei uma lista de “40 coisas para fazer antes de eles crescerem”, publicada na revista Crescer, não sabia que o retorno dos leitores seria tão intenso.

Então, decidi fazer mais listas que acredito serem de suma importância para a infância.

Nesta, o foco será na história de boca, ou seja, aquela que usa apenas nossa presença física para compartilhar narrativas orais.

Esse momento é único e inigualável. Desligar os fios da tomada, os botões dos gadgets e estar por inteiro na frente dos filhos para contar histórias é uma das experiências mais enriquecedoras.

Sendo assim, vamos à lista dos contos que não podem faltar:

Histórias para contar (as crianças vão adorar)

Chapeuzinho Vermelho

Clássico dos clássicos. Uma história simples e repleta de simbolismos. E nada de mudar a melhor parte, em que a barriga do Lobo é aberta e a protagonista é resgatada com a sua avó.

Os Três Porquinhos

Soprar, soprar e soprar com as meninas era a melhor parte da história aqui em casa.

Rapunzel

O filme Enrolados é bacana, mas vale a pena buscar esse conto escrito pelos Irmãos Grimm. As crianças são corajosas e seguram bem essas versões mais intensas.

O Leão e o Ratinho

As fábulas de Esopo são curtas, bem reflexivas e deliciosas para contar. Dica: não precisa ler a moral no final, deixe as crianças falarem a respeito, você ficará surpreso com o que virá.

A Moura Torta

Contos brasileiros são essenciais, mostram que também temos lindas e poderosas narrativas. Esse foi um hit aqui em casa por um bom tempo.

Histórias do Saci

Pesquise contos sobre ele e narre para seus filhos – boas risadas nascerão desse encontro.

A Madrasta e a Figueira

Outro hit daqui de casa. Um conto brasileiro que não deixava as meninas piscarem os olhos tamanha a fascinação com o poder dessa história.

O Patinho Feio

O autor dinamarquês Hans Christian Andersen tem de fazer parte da infância das crianças. Ele explora sem medo os sentimentos de abandono, rejeição, tristeza, sempre com lindas histórias.

A Bela e a Fera

O filme da Disney é muito bacana, mas conhecer a versão de Jeann-Marie Leprince de Beaumont vai mostrar para as crianças onde a versão cinematográfica se inspirou.

João e Maria

Outro clássico. As crianças amam essa narrativa fabulosa e compreendem
profundamente sua essência: coragem, persistência, derrotas e vitórias.

Cachinhos Dourados

Os bem pequenos são enlouquecidos por essa história.

Cinderela (A Gata Borralheira)

A versão dos Irmãos Grimm tem passagens fortes, mas, novamente, as crianças são corajosas.

Os Sete Cabritinhos

Outro conto que os bem pequenos amam.

Branca de Neve

Não é à toa que Walt Disney escolheu a história para ser seu primeiro filme de animação, um marco no cinema. Vale a pena contar a versão dos Irmãos Grimm e depois papear sobre as diferenças.

A Princesa e a Ervilha

Um dos meus contos preferidos do Andersen: curto, singelo e engraçado.

Fiquem à vontade para aumentar essa lista! Comente aqui, qual história vocês gostam de contar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *