Edições especiais da Turma da Mônica

Revista em quadrinhos “Turma do Chico Bento – de olho na natureza” é lançada durante festa de 30 anos do Ibama e projeto editorial “Cada passo importa” conta a história do Edu, novo personagem de Mauricio de Sousa, que sofre com doença rara.

thumbnail_Revista_Ibama_capa

Os 30 anos de criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi comemorado, semana passada, o lançamento da revista em quadrinhos “Turma do Chico Bento – de olho na natureza”, que trata de assuntos sobre proteção ao meio ambiente e sustentabilidade.

Para o lançamento foram impressos 400 mil exemplares que estão sendo  distribuídos gratuitamente em todas as unidades da federação, pelas equipes de educação ambiental do Ibama, principalmente nas escolas de ensino fundamental.

Doença muscular

image005

Mauricio de Sousa Produções também lança o projeto editorial “Cada passo importa”, que conta a história de um novo personagem da Turma da Mônica, o Edu. O menino de 9 anos de idade é portador de Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva.

A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo e sua evolução é rápida, podendo levar ao falecimento do paciente na adolescência ou no início da fase adulta. O sinal mais importante da doença é a perda de força muscular, ou seja, as pessoas com DMD perdem progressivamente a capacidade de realizar atividades simples de forma independente e muitas vezes requerem o uso de cadeira de rodas no início da adolescência.

A primeira história com o novo personagem será lançada em março no Congresso Paulista de Pediatria. O projeto ainda contará com um site com novas histórias do personagem Edu, que também será lançado dia 24 de março.

Para Mauricio de Sousa, “criar um personagem como este demonstra a preocupação da Turma da Mônica em retratar causas de cunho social. É uma alegria e uma honra imensa para nós. Por meio de histórias cheias de aventura com os personagens da Turma, queremos aproximar o Edu do dia a dia das crianças que enfrentam a Distrofia Muscular de Duchenne diariamente. É um personagem especial que veio para divertir e inspirar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *