Mensagem 2019 do livro infantil

book

2 de abril é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil pela entidade máxima IBBY (International Board on Books for Young People) representada no Brasil pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). A data foi escolhida em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, dia do seu nascimento, na Dinamarca.

 

 

 

essaA cada ano, um país representante do IBBY (International Board on Books for Young People) torna-se responsável por criar uma mensagem e, através dela, comemorar ao redor do mundo o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil no dia 2 de abril.

Em 2019, coube à Lituânia divulgar tema e mensagem para serem estudados e desenvolvidos em prol do desenvolvimento da literatura infantil. O tema escolhido foi “Livros nos ajudam a dar uma pausa” e a mensagem foi escrita pelo escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius. A tradução foi feita por Karla Japôr.

No Brasil, a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) traduziu e preparou o material que divulgamos a seguir.

A mensagem

DILI_2019_Poster

“Livros nos ajudam a dar uma pausa”

Eu estou com pressa!… Eu não tenho tempo!… Adeus!… Nós escutamos palavras semelhantes quase todos os dias, não somente na Lituânia, que está localizada bem no centro da Europa, mas também em muitos outros lugares do mundo. Mais frequentemente, escutamos que estamos vivendo em uma época de abundância de informações, de pressa e de precipitação.

Mas se você pegar um livro em suas mãos, imediatamente, sentirá a mudança. Parece que os livros possuem esta maravilhosa qualidade: eles nos ajudam a dar uma pausa. Tão logo você abre um livro, e submerge em suas tranquilas profundidades, não sentirá medo da velocidade enlouquecedora em que as coisas acontecem ao seu lado e não verá nada.

De repente, você começará a pensar não ser preciso lançar-se como um louco em tarefas de pequena importância. Nos livros, as coisas acontecem de forma quieta e em uma ordem precisa. Talvez porque as páginas são numeradas, talvez porque sussurram suavemente enquanto você as folheia. Nos livros, os acontecimentos do passado calmamente encontram os eventos que ainda virão.

O universo do livro é amplo, felizmente mistura a realidade com a imaginação e a fantasia. E, às vezes, você se pergunta se foi no livro ou na vida que você notou de que maneira tão bela as gotas de neve derretidas caem do telhado ou como é agradável para os olhos o muro do vizinho coberto de musgos. Foi em um livro ou na vida real que as bagas de sorveira * não são apenas bonitas, mas também amargas? Foi em um livro ou na vida real que você experimentou estar deitado na grama, durante o verão, ou sentado com suas pernas cruzadas, vendo as nuvens passando pelo céu?

Os livros nos ajudam a não ter pressa, livros nos ensinam a observar as coisas e nos convidam ou até mesmo nos fazem sentar por instantes. Nós geralmente lemos sentados, com um livro em nossa mesa ou em nossas mãos, não é?

E você não experimentou outro milagre: quando você lê um livro, o livro lê você? Sim, com certeza, livros também podem ler. Eles leem sua testa, sobrancelhas, as curvas de seus lábios, que ora descem, ora sobem e, sobretudo, os livros leem os seus olhos. E pelos olhos eles entendem, eles veem… Bem, você mesmo sabe o que!

Eu tenho certeza que os livros nunca são entediantes quando estão em suas mãos. Alguém que aprecia ler – seja criança ou adulto – é muito mais interessante que uma pessoa que não se importa com os livros e que sempre corre contra o relógio, alguém que nunca tem tempo para sentar, que não percebe muito do que o rodeia.

Este é o meu desejo para todos nós no Dia Internacional do Livro Infantil: que existam livros interessantes para leitores e interessantes leitores para livros!

* “As sorveiras ou sorvas brasileiras são diversas e bastante comuns em toda a região amazônica, onde são frequentes, especialmente, em terras dos Estados do Amazonas, do Pará, do Amapá e de Rondônia, chegando até às Guianas, à Colômbia e ao Peru”. Fonte: wikipedia.org

O autor

file57612369_fd12385b

Kestutis Kasparavičius (nascido em 1954) é um aclamado escritor e ilustrador de livros para crianças da Lituânia. Sua trajetória no mundo dos livros de literatura infantil começou de forma indireta. Após estudar regência de orquestra na National M. K. Ciurlionis School of Art por 10 anos, ele percebeu que gostaria de vincular o seu futuro ao desenho.

Então, ao terminar a universidade, ele iniciou o curso de design na Vinicius Academy of Art. As ilustrações de Kasparavičius são facilmente reconhecidas através dos objetos retratados em seu único e realístico estilo, interiores animados e convincentes perspectivas. Kasparavičius já publicou mais de 60 livros, alguns deles escritos por ele mesmo. Seus livros são lidos por crianças de todo o mundo – do Japão a América – em 27 línguas.

O artista realizou cerca de 20 exposições individuais; seus trabalhos foram exibidos na Feira Internacional do Livro de Bolonha por 13 vezes e ganhou inúmeros prêmios de arte em livros por todo o mundo. Mais de uma vez, a seção da Lituânia no IBBY nomeou Kasparavičius para o prêmio Hans Christian Andersen e para o prêmio Astrid Lindgren Memorial Award.

Saudações da Lituânia

book-weekSerá que realmente precisamos anunciar que no dia 2 de abril estamos celebrando o Dia Internacional do Livro Infantil? Criado pelo International Board on Books for Young People (IBBY), ele será comemorado pela terceira vez! Será que realmente precisamos lembrar que o dia 2 de abril também é o aniversário do renomado escritor dinamarquês Hans Christian Andersen? Desde 1967, essas duas ocasiões são motivos para grandes celebrações. Ambas são queridas pelos membros da Seção da Lituânia, no IBBY, e por leitores desse mesmo país. Temos uma especial ligação com o Andersen. As margens da Lituânia e da Dinamarca são banhadas pelo mar Báltico e os leitores lituanos apreciam ler a obra de Andersen na língua lituana desde o final do século XIX.

Ah, e você sabia que o lituano é uma das mais antigas línguas Indo-europeias e que capturou as belezas dos contos de fadas de Andersen? Nos últimos anos, o lituano tem sido utilizado para capturar o espírito e as ideias do melhor e mais famoso autor de livros para crianças e jovens, fazendo a Lituânia orgulhosa de sua quantidade e variedade de traduções. Nós estamos verdadeiramente abertos para outras culturas com muitos livros sendo traduzidos de suas línguas originais. Algumas vezes dizemos que não há uma língua do mundo que não seja falada por pelo menos um lituano.

imagesNão menos importante é também dizer que estamos orgulhosos de ter muitas crianças escritoras e ilustradoras talentosas. Ficamos contentes em saber que seus trabalhos estão ganhando destaque e reconhecimento em todo o mundo. Kęstutis Kasparavičius é um dos escritores e ilustradores mais talentosos da Lituânia. Pareceu-nos muito natural pedi-lo para criar o pôster do Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil (DILI) e que interagisse com os leitores.

DILI_2018O nosso país está geograficamente localizado em uma área muito central da Europa e algumas vezes dizemos que ele está na “encruzilhada” da história europeia. Nossa própria história é muito longa e, sem dúvida, muito complexa. Tentar descrever essa complexidade em curtas frases seria imprudente e até prudente. Basta dizer que, no ano passado, a Lituânia marcou 100 anos de independência restaurada. E vamos acrescentar que um dos acontecimentos mais felizes em nossa história moderna foi nos juntarmos ao IBBY em 1993.

Estamos expandindo nossas atividades a cada ano e à medida que crescemos a comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil está se tornando maior, melhor e mais criativa. É nosso prazer e privilégio sermos patrocinadores deste dia em 2019. Vamos celebrar juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *