“O livro azul”

A cor azul conduz uma história que vai mexer muito com as crianças. Um livro com muita arte e beleza abre o diálogo com o leitor sobre muitas questões do cotidiano. Através da literatura, porém, chegam para ele de uma forma bem criativa e inquietante.

blog o livro azul il 2

Algumas indagações para o leitor refletir, enquanto lê ou ouve a história:

Já observou o azul de “como a tarde acorda”?

“No fundo do mar bem no fundo o azul é um azul de noite”?

E quando “amanhece o azul mais bonito é o azul do céu”?

E no avançado da hora?

Seria “o azul aquele azul onde a pipa amarela encontrou um anjo que passava

Um anjo mais azul que o firmamento”?

“O livro azul” escrito por Lilian Jacoto e ricamente ilustrado por Isabella Lotufo conta uma história que explica como tudo o que nos rodeia pode ser tocado pela beleza. Isto se deve ao trabalho amoroso dos “encarregados do azul” – anjos incumbidos de moldar as paisagens de sonhos e de afetos.

A autora rompe com a narrativa tradicional e conta uma história praticamente em versos. Há muita arte e poesia na sua proposta literária.

blog o livro azul il 1

“O semeadores alados eram os encarregados do azul.

Espalhavam conchas onde havia água e brasas sobre a terra

Pra que tudo [as plantas, as pedras e as gentes]

Tivesse brilho ao redor”.

thumbnail_O livro azul - capaA autora Lilian Jacoto concebeu um texto que remete à meditação e ao delírio. Isabella Lotufo recompõe o azul do fundo do mar, do céu do acordar pela manhã, dos anjos e dos momentos de alegria através de colagens que exibem uma textura visual e dialogam com a história contada.

 

Numa lógica associativa e livre, o propósito deste livro é despertar o olhar infantil para a beleza. Um olhar ‘azul’.

 

Lilian Jacoto é muito amiga de Frida e Rocco – os dois gatos que moram com ela. Ensina Literatura na Universidade de São Paulo e acredita que as boas histórias são para crianças de todas as idades.

Isabella Lotufo ama escrever e desenhar. É ilustradora e designer gráfica formada pela University of the Arts London, Istituto Europeo di Design de São Paulo e escritora formada em Letras pela Universidade de Ribeirao Preto (SP) e University of Toronto-CA (2018). Adorou ilustrar “O livro azul”, porque o mar é o seu lugar preferido.

O livro é um lançamento de Edições Sinete, em capa dura,  e pode ser comprado nas principais livrarias virtuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *