“O pequeno papa-sonhos” e “Um ursinho bem velhinho”

A Editora Salamandra apresenta dois novos livros do renomado autor alemão Michael Ende: “O pequeno papa-sonhos” e “Um ursinho bem velhinho”. Os dois volumes revelam uma atmosfera de contos de fadas, de narrativas míticas e reflexões sobre a existência.

ei

“O pequeno papa-sonhos”, com ilustrações de Annegert Fuchshuber, fala sobre a pequena princesa chamada Sonolinda. A garota vivia no reino de Sonolândia, onde os habitantes acreditavam que o sono está diretamente ligado a vida e a saúde das pessoas. Tudo começa quando a menina deixa de dormir devido a pesadelos recorrentes, o que se transformou em uma vergonha nacional. A situação era tão grave que a princesa ficou doente.

Após consultar os principais especialistas do país, o rei, pai de Sonolinda, parte para encontrar a cura para os pesadelos de sua querida filha. Ele viajou milhas e milhas, conversou com bombeiros, feirantes, taxistas, chineses centenários, esquimós, até que conseguiu encontrar uma criatura curiosa: o Papa-sonhos, um pequeno ser que parecia um pedacinho de lua prateado, tinha braços, pernas e cabeça parecidos com a de um ouriço ou um porco-espinho, além de ter um rosto cheio de rugas sorridentes e uma boca gigantesca que se alimentava de pesadelos.

O Papa-sonhos revelou um encantamento que a filha do rei deveria ler todas as vezes que sentisse medo antes de dormir, convidando-o a devorar seus sonhos assustadores. Para mais informações sobre o livro: clique aqui

Lt92YuMXZvNWYjlmb112bjlGa05WYkBDNlEGb1FGch5WYGJTJpZkMl02bj5CZuV3bi5Waz9Wa25WZGJTJGJTJBNTJwRHdopjN

Já a obra “Um ursinho bem velhinho”, que é apresentada com as ilustrações de Cornélia Haas, fala sobre a busca do ursinho de pelúcia Washable pelo sentido da vida. Após sua dona ter crescido e deixá-lo de lado, foi indagado por uma mosca sobre qual o motivo de ele existir. Não sabendo a resposta, o urso, então, resolveu procurar e encontrou alguns insetos e animais.

São eles: o camundongo, que é esperto e vive à procura de comida para alimentar sua família; uma apressada abelha conta que existe para colher mel, construir colmeia e servir ao bem-estar da coletividade; para o Cisne, o sentido da vida é a beleza; o Cuco avisa ao ursinho que o legal da vida é enumerar, contar tudo o que existe: árvores, folhas, pinhas, dias, horas, tudo; um bando de macacos na selva responde que o objetivo da existência é fundar alguma coisa: uma associação, um clube, um comitê, um partido, alguma comunidade para que se estabeleça ordem de hierarquia, uma ordem. “Senão vira bagunça”, dizia o macaco-chefe.

Ele também encontrou os elefantes, que refletiam profundamente sobre a questão, mas que não conseguiram ajudar. Por fim, uma borboleta falou de suas diferentes fases de transformações, explicando para ursinho que viemos ao mundo para nos aprimorarmos. Os animais não conseguiram compreender o pequeno urso, já que só conseguiam utilizar suas próprias vidas como modelo ideal para a vida dos outros. Para mais informações sobre o livro: clique aqui

Com a tradução de Cláudia Cavalcanti, as obras de Michael Ende são indicadas para crianças a partir dos 7 anos. Os dois livros têm 32 páginas e custam R$ 45,00.

O autor Michael Ende nasceu em 1929 e faleceu em 1995 na Alemanha. Ele ficou mundialmente conhecido com livros como a A história sem fim e Mom. Hoje, é um dos mais conhecidos escritores alemães graças aos seus talentos para escrever para diversos públicos. Além de livros infantis e juvenis, também escreveu livros poéticos ilustrados, livros adultos e peças teatrais. Muitos de seus livros foram adaptados para o cinema ou para o rádio ou a TV. Recebeu inúmeros prêmios alemães e internacionais pela sua obra. Seus livros já venderam, em todo o mundo, mais de 20 milhões de exemplares e já foram traduzidos em cerca de quarenta línguas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *