O renascimento da obra de Monteiro Lobato

d2b04a2b-80c2-4f40-b3a3-7e15cbc73709 - Cópia

Em comemoração ao Mês do Livro, Abril, e em especial ao Dia Nacional do Livro Infantil, 23/4, o clube de assinatura Leiturinha traz duas obras que celebram o aniversário de nascimento do grande autor Monteiro Lobato. Vale lembrar que este ano, toda a produção deste pioneiro da literatura infantil passou a ser de domínio público.

Abril pode ser considerado especial para os amantes da literatura, uma vez que as datas mais importantes dedicadas ao tema acontecem ao longo do mês. No dia 18 de abril comemora-se o aniversário do escritor Monteiro Lobato, um dos nomes importantes da literatura nacional infantil. Devido à sua influência e contribuição para o universo literário, em seu aniversário é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil.

Pensando nisso, em homenagem à data, a Leiturinha, clube de assinatura de livros infantis, lançou uma coleção de livros especiais com títulos sobre o escritor. Na obra “Turma da Mônica – Narizinho Arrebitado”, Maurício de Souza recria, de maneira colorida e divertida, as ilustrações do livro “Narizinho Arrebitado”. Já o livro “Crianças Famosas – Pequenos Escritores” traz um pouco da história de Monteiro Lobato e conta como lembranças da infância podem servir de inspiração para a escrita.

81TOcZSrWJL

Monteiro Lobato iniciou sua carreira na literatura infantil em 1921 ao publicar “Narizinho Arrebitado”. Nascido em Taubaté, em 1822, o interesse do escritor pelos livros infantis começou desde cedo. Em 1904, formado em Direito, muda-se para o Vale do Paraíba, onde atuava como promotor. Sem nunca deixar sua paixão pela literatura de lado, publica diversas cartas e artigos em importantes jornais da região até que, em 1918, lança seu primeiro livro “Urupês”, que reúne contos e crônicas.

Leiturinha procura incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância e conta com uma equipe especializada de curadoria formada por mães, pedagogas e psicólogas, que fazem a escolha dos melhores conteúdos de acordo com a faixa etária de desenvolvimento infantil.

“Crianças que possuem contato com a leitura desde cedo são beneficiadas em muitos sentidos, pois além de desenvolver sua criatividade, curiosidade e imaginação, elas adquirem valores e conhecimentos importantes para seu crescimento”, explica Cynthia Spaggiari, Coordenadora de Curadoria Offline da PlayKids.

5a635052e4ba1671b2eb50b31d8b1c35

“Turma da Mônica – Narizinho Arrebitado”

Todo mundo, em algum momento da vida, viu ou ouviu alguma história escrita por Monteiro Lobato. Dentre suas criações a mais conhecida: “O Sítio do Picapau Amarelo” fez, e ainda faz, parte do imaginário de crianças e adultos através de gerações.

narizinho-arrebitado-1

Neste livro, Maurício de Souza recria as ilustrações de maneira colorida e divertida, dando vida ao livro “Narizinho Arrebitado”, primeira obra destinada ao público infantil escrito por Monteiro Lobato no início da década de 30. Esta obra é indicada para todas as idades, por meio da leitura compartilhada e também pela leitura autônoma.

7bca157fd58fb037b74cbab47733238b

“Crianças Famosas – Pequenos Escritores”

De onde vem a inspiração pra escrever? Sabemos que o poder da imaginação dos pequenos pode transformar um simples objeto em algo mágico. As nuvens ganham formas muito mais ricas e os detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos para eles podem se tornar grandes experiências fantásticas.

06

Será que perdemos essa habilidade quando crescemos? Cecília Meireles e Monteiro Lobato nos fazem questionar sobre. Ao conhecer um pouco mais sobre a história destes escritores podemos perceber que muitas memórias se mantiveram ou, ao menos, foram resgatadas da infância, trazendo para a escrita toda inspiração que um dia já existiu.

Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil e um dos produtos oferecidos pela PlayKids. Criada em 2014, ela promove o hábito da leitura compartilhada para mais de 150 mil famílias, distribuídas em mais de 5.100 cidades brasileiras. A atuação da Leiturinha se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *