Um bom exemplo de incentivo à leitura

Numa pequena comunidade do Paraná, empresa desenvolve notável projeto lúdico e literário

CRIANÇAS EMPRESTANDO LIVROS NA BIBLIOTECA DO CENTRO COMUNITÁRIO IBEMA (1)

Projetos de leitura são fundamentais no interior do país, pois estimulam o próprio gosto pelo aprendizado, usando o faz de conta. No Centro Comunitário Ibema, cerca de 150 crianças já passaram pelo projeto Leitura é Diversão, desde 2014. Os momentos dedicados aos livros infantojuvenis na pequena comunidade de Faxinal da Boa Vista (município de Turvo, na região central do Paraná) são pensados para crianças de 6 a 12 anos. A cada período, cerca de 10 crianças se reúnem para participar das oficinas.

São realizadas atividades recreativas com base nos livros lidos pelos participantes – a criança que mais lê e participa ativamente das oficinas ganha o título de Leitor do Mês e recebe um livro de presente. Além de incentivar a leitura, tem sido observada melhoria do vocabulário, da oralidade, da escrita, da capacidade interpretativa, da criatividade e da socialização das crianças.

Para Alisson Americano de Lima, de 7 anos, o período de um ano e dois meses de oficinas já permitiu um grande desenvolvimento na leitura - Fotos: Divulgação
Para Alisson Americano de Lima, de 7 anos, o período de um ano e dois meses de oficinas já permitiu um grande desenvolvimento na leitura – Fotos: Divulgação

Para Alisson Americano de Lima, de 7 anos, o período de um ano e dois meses de oficinas já permitiu um grande desenvolvimento na habilidade de leitura. “No começo, ele mal soletrava as letrinhas, e agora está com uma boa fluidez”, conta a coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema, Clarice Battistelli.

“Apesar da dificuldade que encontramos em estimular o gosto e o hábito da leitura na realidade brasileira, entendemos que, mesmo no pouco que conseguimos, estamos fazendo a diferença”, avalia Clarice.

Os livros ficam disponíveis para empréstimos em uma pequena biblioteca no Centro Comunitário Ibema, que conta com 1.085 livros cadastrados. Doações também são muito bem-vindas e podem ser encaminhadas ao Centro Comunitário Ibema, na localidade de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

Ibema é o nome de um fabricante de papelcartão. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. São aproximadamente 800 colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *