Domingo de histórias em São Paulo e Beagá

Associação Viva e Deixe Viver promove contação de histórias em parque paulista

Neste domingo, 25/8, de 10:00 às 12:00h, a Avenida Paulista vai ter uma atividade especial, gratuita e voltada para as crianças. Trata-se da Domingueira de Histórias, programa promovido pela Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização sem fins lucrativos que atua em 91 hospitais, de sete estados do País.

“Serão duas horas de contação de histórias, interatividade e muita diversão. A atividade tem grande importância no desenvolvimento infantil, pois, além de ser um ato de carinho por parte do adulto, é um reconhecimento de que a criança pode aprender muito sobre o mundo que a espera com as histórias, fábulas e contos de fadas, de modo lúdico e imaginativo”, relata Valdir Cimino, fundador e presidente da Viva.

Além das narrativas dos voluntários, estão programadas brincadeiras com o jogo “Eu Conto” em que as crianças ajudam a criar novas histórias, sempre recheadas de emoção e aventura.

Como nas demais edições do evento, as crianças são convidadas a virem fantasiadas para entrarem no mundo do faz-de-conta. Na Domingueira de Histórias deste domingo participarão voluntários Contadores de História que atuam no Hospital Infantil Cândido Fontoura, no Incor(Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e no Hospital Estadual Mário Covas .

Local: Parque Trianon, em frente ao MASP

Projeto  incentiva pequenos leitores com contação de histórias em shopping de BH

Foto: Athos Martins/Divulgação

O projeto “Era Uma Vez”, realizado todos os domingos no Minas Shopping, vai apresentar, neste domingo, 25 de agosto, um pouco do universo da oralidade popular, na voz do contador de histórias Mário Alves e da cantora e compositora Andressa Versi. A dupla, da Cia Arte de Compartilhar Histórias, leva ao palco dois encantadores contos infantis que envolvem literatura e muita diversão. Em parceria com o Minas Shopping, o Instituto Gil Nogueira (IGN) oferece uma programação gratuita de contação de histórias para os pequenos visitantes. O projeto, que visa incentivar o hábito da leitura, é realizado a partir das 14h, no Piso 2, em frente à padaria Pão Pão.

Da tradição oral, para esta cativante versão, o conto “O Vilarejo” brinca com a imaginação das crianças. A narrativa conta a história de um lugar que ficou famoso e passou a atrair turistas de vários lugares do mundo. Isso porque, diziam, o povoado transformava a vida das pessoas. Já a história “Manu e o segredo da caixinha” é uma encantadora narrativa sobre uma menina que descobriu o porquê de os segredos não envelhecerem e resolve compartilhar o que ela guardava em sua caixinha. O que será?

Durante a contação, os pequenos podem interagir com os contadores e, assim, compartilhar momentos de muita diversão em um espaço de convivência com outras crianças, sempre com a supervisão dos pais ou responsáveis.

Local: Avenida Cristiano Machado, 4000 – Belo Horizonte – (31) 3429-3500

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *