A edição de 2019 do Salão da FNLIJ

O Salão realizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil é um compromisso institucional com a literatura para crianças e jovens, como direito. Durante o evento serão lançados muitos livros, inclusive, para bebês.

Os pais e educadores já podem marcar em seus calendários: de 23 a 31 de outubro de 2019 acontece o 21º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A 21ª edição do Salão FNLIJ, evento de literatura do país voltado especialmente para o público infantil e juvenil, com o objetivo de contribuir, efetivamente, para a formação leitora desse público, acontece, este ano, em outubro: mês da criança, da leitura, do professor e do livro. Este ano será realizado em novo local da cidade do Rio de Janeiro: será na Biblioteca-Parque Estadual, situada na Avenida Presidente Vargas,1261, no Centro da cidade.

Na sua primeira edição, em 1999, o principal desafio do Salão FNLIJ foi o de apresentar um evento somente com livros de ficção e informativos, sem títulos didáticos, de referência, religiosos ou autoajuda para crianças e jovens. O foco no ato de ler e conversar sobre os livros, sem suportes teatrais, musicais ou de outro tipo é, por excelência, a forma para valorizar a leitura. Assim, o livro, a leitura e a presença de escritores, ilustradores, editores e leitores são os responsáveis pelos encontros com a garotada. Depois de duas décadas mantendo os mesmos princípios que nortearam a criação do Salão FNLIJ, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil pode afirmar que a proposta é vitoriosa.

Foi no Salão FNLIJ que, pela primeira vez, bibliotecas tiveram espaço em um evento de livros como local para os encontros entre leitor e livro, além dos estandes das editoras. Com uma seleção cuidadosa de títulos, uma programação de bate-papos com autores e as performances de ilustradores, o Salão recebe todos os anos um público desejoso de uma programação em que a cultura escrita, a prática da leitura e o uso coletivo dos livros estejam presentes.

Os lançamentos de livros, o encontro com escritores e ilustradores e as leituras dos livros premiados estão presentes nas bibliotecas, como a Biblioteca da Criança e a Biblioteca do Bebê, no Espaço FNLIJ de Leitura, com livros selecionados especialmente para cada grupo, além do Espaço do Ilustrador.

O 21º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens ainda promoverá o 21º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, muitos encontros e palestras com os escritores e especialistas em literatura infantil e juvenil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *