Baixe, grátis, o Manual de Brincar

Nesse dia das crianças, a ideia é que o adulto seja o melhor presente! Seja presente!

O melhor presente é ser presente. A ONG Visão Mundial, organização não-governamental humanitária mundial especializada na proteção à infância, preparou um Manual de Brincar, um e-book com 10 brincadeiras que qualquer pessoa pode praticar com seu filho, sobrinho ou qualquer criança que queira ser presente. O manual foi escrito pela gerente nacional de Educação da Visão Mundial Brasil, Andréa Freire.

Foram selecionadas 10 brincadeiras simples, como Cabaninha, Massinha de modelar (crianças pequenas ou até as maiores curtem bastante. Mas fazer a própria massinha pode ser ainda mais divertido!), Pipa, Mini horta, Brinquedos de Sucata, entre outros. São brincadeiras que precisam de poucos recursos materiais, pois o mais importante é o tempo que o adulto e a criança irão desfrutar juntos.

Qual era sua brincadeira favorita na infância? Seus pais entravam na brincadeira? Que boas lembranças você tem do seu tempo de criança? O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, seja para a construção de habilidades e competências físicas e cognitivas, mas especialmente a criação de vínculos que contribuem para o desenvolvimento emocional. É por meio do brincar que a criança aprende a se expressar, a lidar com os medos, etc.

O brincar é reconhecido como aspecto fundamental no desenvolvimento infantil; o cérebro nesta fase é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. E para criar essa rede de informações, a criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, aumentar as relações sociais, elaborar autonomia de ação e organizar emoções.

Brincar com o filho ou filha é uma oportunidade de crescer junto com eles. Descobrir o que curtem fazer juntos, experimentar aprender que brincar e se divertir pode ser muito simples e uma demonstração de amor.

Link para baixar o e-book completo: https://visaomundial.org/sejapresente/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *