“Como começar a ler para crianças”

Estamos na era das mídias digitais e essa realidade fez surgir os jornais 100% eletrônicos como é o caso do www.nexo.com.br, que gosto de ler diariamente. Essa semana, recebi um email da turma do Nexo e fui surpreendida com uma bela novidade: o lançamento da série “Como começar” com a temática voltada para literatura infantil em podcasts. O blog publica abaixo, na íntegra, o texto do email. Nele, o leitor do blog vai ter todas as informações para acompanhar a série:

“Lançamos agora, em outubro, mês em que se celebra no Brasil o Dia das Crianças, a temporada especial do podcast “Como começar” com a temática literatura infantil. Queremos estimular a formação de leitores na infância e fomentar a discussão sobre livros para crianças entre pais, mães, familiares e a comunidade educadora. “Como começar” é o nosso podcast de cultura. Literatura, música e cinema: a cada episódio é abordada a obra de um autor ou movimento, dos clássicos às novidades, do erudito ao pop.

Nossa temporada especial dedicada à literatura para crianças é composta de oito episódios e será publicada semanalmente de forma gratuita no site do jornal e em todas as plataformas de podcasts. “Como começar a ler para crianças” é uma iniciativa do Nexo, patrocinada pela Fundação Itaú Social.

Os episódios têm duração média de 30 minutos, divididos em três blocos temáticos rearranjados a cada programa. Um primeiro dedicado à obra de um grande autor da literatura infantil. Na sequência, um bate-papo sobre esse autor com um jovem escritor ou ilustrador em atividade, que fala também sobre seu próprio trabalho. Por fim, traremos debates e informações sobre hábitos de leitura, seleção de livros, a literatura e o mundo digital, bem como dará dicas para escolher livros, ler uma história em voz alta, entre outros temas.

Entre os autores clássicos dessa temporada teremos Ana Maria Machado, Maria Clara Machado, Monteiro Lobato e mais. Já nossos jovens escritores e ilustradores convidados incluem nomes como Ilan Brenman e Janaina Tokitaka. No episódio de estreia, publicado na sexta (11/10), o programa fala de Ruth Rocha e conversa com o escritor Antonio Prata. Ouça.

O episódio de ontem, (18/10), foi a vez de Tatiana Belinky, que também foi roteirista de programas infantis para a televisão e responsável pelas primeiras adaptações de O Sítio do Picapau Amarelo para as telas. A entrevistada do episódio é a escritora Heloisa Prieto, autora de mais de 80 livros infantis. Link para matéria:

https://www.nexojornal.com.br/podcast/2019/10/18/Como-come%C3%A7ar-a-ler-para-crian%C3%A7as-a-obra-de-Tatiana-Belinky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *