Escritores mais unidos

Vinte e seis escritores se reuniram em um coletivo com intuito de promover a literatura nacional e divulgar suas obras. O coletivo estava inativo desde o fim da Bienal do Livro de Minas de 2016 e, no último dia 5 de outubro, se reuniu para eleger uma nova liderança e reativar os trabalhos e nesta semana foi divulgada uma nota sobre a ativação da Liga.

A ideia de unir escritores em um coletivo surgiu durante os eventos da Semana do Livro Nacional, promovidos pela Fundação Municipal de Cultura, no fim de julho de 2014. No dia 25 de julho daquele ano, foi realizado o primeiro Encontro de Jovens Autores e Blogueiros Literários, com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor Fernando Sabino. Na ocasião, vinte e quatro pessoas compareceram para ouvir e compartilhar experiências sobre literatura.

Ao final do encontro, surgiu a ideia de um estande em conjunto para que todos pudessem divulgar e vender suas obras na Bienal de 2014. A primeira empreitada contou com a presença de 13 autores nos 10 dias da Bienal e, desde então, o grupo tem se consolidado como uma vanguarda de autores nacionais dispostos a participar de eventos literários pelo país.

A Liga já promoveu diversos eventos em centros culturais de Belo Horizonte e, depois de um tempo em inatividade, volta a movimentar o circuito literário da capital com suas ações. Atualmente, 26 escritores com obras publicadas fazem parte do grupo. A ideia dos participantes é promover encontros regulares para compartilhar experiências e, aliado a isso, organizar bate-papos com leitores para divulgar o trabalho dos artistas.

 

1 Comment

  1. Bom dia……..minha mãe é médica e escritora…. já publicamos livros infantis …….sou a ilustradora………….estamos de vento em polpa……..Ela é do Cedro do Abaeté- MG…………e mora em Santana do Riacho MG…feliz por vcs………parabéns………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *