‘Melhora Mentes’ no mês da leitura e das crianças

Movimento celebra com música, literatura e cinema o mês das crianças, dos professores e dos livros na Casa Melhoramentos, pertencente à Editora Melhoramentos, em São Paulo.

“O livro é um bom companheiro para viver nesse Universo”, diz o mestre Ziraldo.

E o que diz o mês de outubro? Vejam só:

12/10 – Dia das Crianças;

15/10 – Dia dos Professores;

29/10- Dia Nacional da Leitura.

As datas inspiraram a Casa Melhoramentos para a criança do Movimento Melhora Mentes com uma série de atividades e encontros com grandes nomes da música, da literatura e do mundo infantil.

O anfitrião é o Robook. Ele é um simpático robô que, por meio de um aplicativo e da tela touch, vai interagir com o público, conhecer suas preferências e, então, sugerir quem será o “melhor” companheiro da criança ou do adulto para essa grande viagem pelo conhecimento, que é a leitura.

Além do Robook, a programação, que vai de 7 a 19 de outubro, conta com mais de 20 atrações, entre palestras, oficinas, contação de histórias e até piquenique literário. Os personagens vão de Menino Maluquinho a Chocolix, Snoopy e Princesas Disney. É diversão certa, com muita ‘melhora das mentes’.

Atividades

Os eventos já começaram e você pode acompanhar pelo site do evento. A Oficina Pequenos Chefs, com o autor Anderson Clayton e o personagem Guinho, será no dia 10, às 15h. Já no dia 11 será a vez de participar da Oficina de Chapéus, inspirada no personagem Menino Maluquinho, também às 15h.  A Oficina de Música para Bebês, com Margareth Darezzo, foi especialmente criada para os pequenos, a partir das 10h30.

No sábado, 12 de outubro, o dia será cheio de encontros e atividades especiais. Começa às 10h, com o Piquenique Literário liderado por Catarina, do blog A menina que indica livros, ganhadora do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, e pelo premiado escritor Manuel Filho, que será convidado especial.

Simultaneamente acontece a Conversa Literária com o escritor indígena Daniel Munduruku: A Arte de Educar para o Bem Viver Indígena. A parte da tarde se inicia com a Sessão Cine Gibi Turma da Mônica, às 14 horas, e às 16 horas haverá a Oficina de Criação de Personagem, com Mauro Souza, que trabalha desde 1998 na Mauricio de Sousa Produções.

A programação segue na segunda-feira, dia 14, com a Oficina Construa o Garfinho, inspirada no livro Toy Story 4 – Amigos para a Vida. Em 15 de outubro, Dia dos Professores, os educadores poderão participar da Oficina Letra e Música: Uma conversa ativa com o músico Paulo Tatit, da Palavra Cantada, a partir das 10h.

O término da programação será no sábado, dia 19, às 17h, com O Rouxinol e a Rosa, espetáculo teatral em português, libras e silêncios, baseado no conto homônimo de Oscar Wilde.

Fique por dentro

1) As atividades são gratuitas e abrangem opções até para bebês. Mas é necessário resgatar seu ingresso pelo site bit.ly/MelhoraMentes.

2) O Movimento Melhora Mentes convida os participantes a levarem um livro infantil em bom estado para doação. As obras serão destinadas à ONG Casa do Zezinho.

3) Casa Melhoramentos: Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo – Fone (11) 3874-0402

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *