O mês das crianças no Museu dos Brinquedos

Brincar para despertar e fortalecer valores humanos é o convite do Museu dos Brinquedos. A programação especialmente elaborada vai contar com brincadeiras, exposição de brinquedos e atividades que envolvem e encantam toda a família.

Fotos: Fabrício Lourenzo / Divulgação

No mês de outubro, o Museu dos Brinquedos (na Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários, Belo Horizonte) vai proporcionar tanto às crianças quanto aos adultos experimentações corporais e sensitivas que serão convites para se vivenciar emoções, sentimentos e valores.

Espaço estruturado para o desenvolvimento humano, social, emocional e cognitivo da criança e da família, o Museu dos Brinquedos acredita no potencial da cultura da infância como revolucionária por natureza e de como, por meio dela, é possível contribuir com mudanças essenciais no mundo: mais proximidade com o genuíno, com a natureza e com valores humanos, como a paz e a afetividade entre as pessoas.

“O Ato de Brincar, além de prazeroso e saudável em si mesmo, configura-se como uma atitude individual e coletiva que desperta, desenvolve e consolida valores humanos importantes em qualquer pessoa independentemente da idade, como empatia, afeto, coragem, união, cooperação, paz, solidariedade, cuidado e respeito ao próximo e ao meio ambiente”, explica Tatiana de Azevedo Camargo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos e neta de dona Luiza, idealizadora deste lugar mágico.

Atividades para todo o mês

Durante todo o mês de outubro, o Museu dos Brinquedos irá promover, por meio de atividades diversificadas especialmente elaboradas pela equipe de educadores, experiências capazes de despertar nos visitantes a força do brincar.

Que tal fazer uma verdadeira viagem sensorial ao mundo do brincar? Papais, mamães, filhos e filhas vão partilhar memórias da infância por meio da exposição “Tempo será – histórias e memórias do brincar”. A mostra tem como inspiração o tradicional brinquedo O Pequeno Construtor e leva o público a conhecer a história dos brinquedos e sua relação com a história da sociedade a partir de uma experiência lúdica, interativa e cheia de conhecimento.

Você sabia que o Museu dos Brinquedos foi criado a partir do sonho e da imaginação da Vovó Luiza? Os visitantes poderão descobrir a incrível história do Museu dos Brinquedos, por meio da divertida montagem do mini-teatrinho de marionetes.

O brincar é uma característica humana, natural e universal. Especialmente para a criança, é a linguagem com a qual ela se expressa e demonstra como vê, interpreta e constrói o mundo. E para estimular a expressão, a criatividade e a integração das crianças com seus familiares, o Museu dos Brinquedos criou o Laboratório Mirabolante de Engenhocas Fazedoras de Valores. Um momento de reflexão coletiva sobre valores humanos e invenção de “máquinas” que poderão nos ajudar a “povoar” o mundo com todo este “tesouro de virtudes”.

Para o Museu dos Brinquedos, as crianças são sujeitos sociais que aprendem brincando e que são capazes de agir ativamente na construção de sua identidade e da sociedade. Para descobrir divertidas brincadeiras que despertam o bem, os visitantes poderão curtir o Pátio de Experimentações.

Durante o mês de outubro, toda a família está convidada para criar seu próprio Herói Valor, um verdadeiro super-herói com os melhores super poderes: paz, amor, união, solidariedade, entre outros, capazes de servir de inspiração para as crianças e para toda a sociedade. E para despertar o ser brincante em todos os visitantes, por meio da descoberta de cantinho cheio de sensações e surpresas, o Museu dos Brinquedos criou a Cápsula da Paz.

 

Programação

Dias  12, 14, 15, 19 e 26 de outubro – 10 às 17 horas

Viagem Sensorial ao Mundo do Brincar: Exposição Tempo Será – histórias e memórias do brincar.

Conversa com Vovó Luiza: teatrinho de marionete da idealizadora do Museu.

Laboratório Mirabolante de Engenhocas Fazedoras de Valores: com trecos, badulaque, muita imaginação e sentimentos despertos, vamos fazer aquilo que o coração mandar!

Pátio de Experimentações: brincadeiras que despertam o bem – Vamos nos conhecer, conviver, partilhar e despertar juntos muitas emoções e energias através de jogos colaborativos, divertidos e emocionantes.

Herói Valor: O convite é sonhar e construir um Super-Herói da Paz, do Amor, da União, da Solidariedade! Você vai escolher um VALOR e viajar: quem ele é? Como ele aparece? Do que se alimenta? E seus poderes? E as fraquezas? O que ele transforma? Quando está presente? Tem como derrotá-lo? E se quisermos virar um, como fazer?

Cápsula da Paz: um cantinho cheio de sensações e surpresas que só quem estiver no museu poderá saber… Ou melhor: sentir!

Museu dos Brinquedos: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários – Belo Horizonte

(31) 3261-3992 / wpp:  99953-6020 – www.museudosbrinquedos.org.br

Horário de funcionamento: das 9 às 16 horas (seg. a sex.); das 10 às 17 horas (sábados e feriados)

Entrada: R$ 12,00 (meia) R$ 24,00 (inteira)* para permanência no local (toda a programação do Museu inclusa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *