“Se essa rua fosse minha”…

Fim de semana de brincadeiras, teatro e música na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte. Tudo grátis.

Nada mais prazeroso para pais e filhos do que celebrar o Dia das Crianças ao ar livre, com brincadeiras lúdicas, teatro e apresentações musicais diferenciadas. No dia 12 de outubro, o Circuito Instituto Unimed-BH realiza uma tarde repleta de atividades para todas as idades, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Para garantir a diversão, o projeto “Se essa rua fosse minha…brincando com o Museu dos Brinquedos” oferecerá passatempos populares coletivos como perna de pau, perna de lata, pula corda e bambolê para crianças e adultos. O público também vai se entreter com o espetáculo apresentado pelo Galpão Cine Horto “Uma surpresa para Benedita”, do Grupo Trampulim. No domingo, dia 13, o projeto Jazzinho – Jazz para Crianças e a Orquestra Ouro Preto encerram a programação.

O “Se essa rua fosse minha…” é uma iniciativa do Museu dos Brinquedos dedicada a resgatar e preservar memórias da infância. O Museu desenvolve momentos recreativos e culturais por meio de diversas atividades como oficina de construção de brinquedos, brincadeiras tradicionais e um acervo com peças de diferentes épocas, além de promover ações itinerantes para valorizar a infância e o uso dos espaços públicos.

A peça teatral “Uma surpresa para Benedita” (foto abaixo) apresenta os palhaços Sabonete e Benedita, grandes companheiros que sempre que se reúnem algo incomum acontece. Neste espetáculo, Sabonete decide preparar uma surpresa para Benedita e em meio a uma grande confusão, a surpresa toma rumos inesperados. Um tema simples e cotidiano acaba gerando situações absurdas e imprevistas. No fim, o espírito do amor, a paz e o riso prevalecem. Não sabemos se a surpresa será apetitosa, mas tudo que a rodeia é delicioso e quem acaba se surpreendendo é o público!

Domingo de Jazzinho e clássicos na Praça

A tarde de domingo (13) terá uma trilha sonora muito especial. No Palco Instituto Unimed-BH, o Grupo Quinto, formado pelos pianistas Fernanda Zanon, Flávio Pires e Joana Boechat apresenta, às 16h, o espetáculo “O Sonho dos Bichos” (foto abaixo). Em um ambiente de sonhos, os três músicos, de pijamas, apresentam cenas que orbitam em torno de canções da música popular brasileira e do repertório da música clássica, tendo o piano como figura central. Usando instrumentos de percussão e bichos de pelúcia, eles propõem perguntas e surpresas para os espectadores.

Outra atração musical será a apresentação da Orquestra Ouro Preto, uma das mais prestigiadas do país, às 17h. Sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, que também é diretor artístico do grupo, os músicos farão uma adaptação inspirada na antiga Coleção Disquinho, que embalou a imaginação de crianças por mais de 30 anos, com uma nova versão para o universo de Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra O Pequeno Príncipe.

Feita carinhosamente pelo Maestro Toffolo, a adaptação recebe música original de um dos mais premiados compositores brasileiros: Tim Rescala. Promessa de uma narrativa repleta de musicalidade!

Criado para estimular o bem-estar e a convivência ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece gratuitamente atividades de lazer e socioculturais, em espaços públicos, como a Praça da Saúde e a Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, a Praça Milton Campos, em Betim e a Praça da Glória, em Contagem. Em 2018, mais de 35 atrações culturais foram realizadas, prestigiadas por mais de 24 mil pessoas.

Serviço

12 de outubro, sábado: Se essa rua fosse minha – brincando com o Museu dos Brinquedos e Teatro com o Galpão Cine Horto – Espetáculo Uma Surpresa para Benedita – Grupo Trampolim

Horário: 14h às 18h

13 de outubro, domingo: Jazzinho – Jazz para crianças e Orquestra de Ouro Preto

Horário: 16h às 18h

Local:  Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia. Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *