“Mari Miró”: autora lança mais dois volumes

Livros infantis da Coleção Arte é Infância, da Editora Ciranda Cultural, prometem um divertido mergulho nas obras de grandes pintores brasileiros

Mari Miró está de volta, pronta para explorar o mundo da arte, e convida a todos para embarcarem em duas novas histórias. Nos livros “Mari Miró e o Mané Gostoso” e “Mari Miró e o tintureiro com a gaita”, da educadora social Vivian Caroline Lopes, a pequena personagem é transportada diretamente para dentro de grandes obras de arte. E adivinha quem são os pintores da vez? Ninguém menos que Alfredo Volpi e Cândido Portinari.

A garotada vai poder viajar pelas pinturas destes grandes artistas brasileiros e se divertir enquanto conhece um pouco mais sobre eles. Por exemplo, no “Mané Gostoso”, o leitor vai ver de pertinho as clássicas bandeirinhas de Festa de São João e as fachadas dos casarios – características do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi. Crianças, adultos e professores, além de aprenderem muito com a jovem garotinha também vão se emocionar quando Mari encontra um senhor todo simpático que está pintando uma casa. Para a sua alegria, ele é o próprio artista.

Outro personagem que recebe o nome da segunda obra, Tintureiro com a Gaita, é um menino gentil que sai por aí fazendo as entregas das roupas que a mãe dele lava, passa e tinge. Na sua aventura – como no mundo paralelo de Mágico de Oz – Mari e seu amigo Ívilis descobrem Brodowski, a cidade natal de Portinari, e passeiam por vários temas importantes da obra deste que é um dos mais respeitados artistas brasileiros. O livro é um verdadeiro convite para o leitor reviver a infância no interior por meio de um mundo lírico sobre as artes de Portinari.

A coleção

Essas publicações fazem parte da coleção Arte é Infância, que já conta com nove narrativas sobre os artistas: Joan Miró, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Anita Malfatti e Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e, agora, também, como já citado, Alfredo Volpi e Cândido Portinari.

Ilustrados pela própria autora, que é também doutora em Literatura Brasileira, o projeto tem auxiliado muito os professores a transformarem o conteúdo lúdico dos livros em conhecimento de história da arte e práticas de sala de aula. Cada livro conta com material de apoio didático e apresentação detalhada das referências usadas, obras e um panorama geral da vida dos pintores. Também tem sugestões de sequências didáticas com atividades, além de proporcionar diálogos com cinema, teatro e dança.

A autora Vivian Caroline Lopes é educadora social atuante na periferia de São Paulo com projetos de incentivo à leitura e escrita em diálogo com música, dança e pintura. Doutora em Literatura Brasileira, estuda a relação entre palavra e imagem, poesia e pintura, literatura e artes. Foi vencedora do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Paradidático com a coleção Arte é Infância.

Os dois lançamentos têm 48 páginas cada e custam R$ 24,90 cada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *