“Bichos poéticos”

Coleção da Editora Peirópolis chega às livrarias com quatro histórias em versos.

“Gato Gato”, “Lobo Bobo”, “Sapo Bom de Papo” e “Porco Oco” são os quatro primeiros títulos da coleção “Bichos Poéticos”, uma parceria da Editora Peirópolis com a Ufa Mulufa, que chega este mês às livrarias. Escritas por Roberto Guimarães, as histórias em versos – que são lúdicas e sensoriais sem abrir mão da narrativa – ganham novas camadas de significado com as marcantes ilustrações contemporâneas de Ana Starling. Suas geométricas colagens coloridas e bem-humoradas, com referências à arte pop, ao cubismo e ao surrealismo, são a marca-registrada da Ufa Mulufa.

Os personagens da obra fazem parte da Ufa Mulufa, uma turma com dezenas de personagens cheios de personalidade. Eles nasceram entre araucárias, na Serra da Mantiqueira, e circularam primeiro em feiras de artes gráficas e publicações independentes, em delicados livrinhos encadernados manualmente por Ana – em seu ateliê. Os personagens se transformam também em cadernos, camisetas, jogos e diversos outros produtos.

 

 

 

 

 

 

 

 

O autor Roberto Guimarães sempre gostou de brincar com palavras e sons. Jornalista, com mestrado em Letras e especialização em produção editorial, escreveu e/ou editou dezenas de publicações. Já teve cabelo comprido e tocou em bandas de rock. Quando se tornou pai, raspou a cabeça e passou a inventar histórias para as filhas. Paulistano, mora desde 2015 em Santo Antônio do Pinhal, onde tem uma livraria e dirige a FLIMA, a Festa Literária Internacional da Mantiqueira.

Ana Starling é uma designer que pensa como ilustradora e vice-versa. Em seu trabalho, as linguagens se fundem, dando origem a uma poética muito particular, em que formas e cores se combinam em composições modernas de grande impacto visual. Mais jovem participante da exposição “Design brasileiro hoje: fronteiras” (MAM-SP, 2009), recebeu diversos prêmios e possui trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Mineira de Belo Horizonte, mudou de São Paulo para a Serra da Mantiqueira em 2015. Em um ateliê rodeado por araucárias e cerejeiras, ela cria produtos para a sua marca Ufa Mulufa, desenvolve projetos de design, colagens e explora recursos manuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Editora Peirópolis foi criada em 1994. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro.

Há alguns anos, a Peirópolis vem desenvolvendo um catálogo de literatura portuguesa. É parceria da Brasil em Mente para trabalhar literatura para crianças e jovens em Língua Portuguesa com a comunidade de falantes do português fora do Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *