Bienal Mineira do Livro

Com o tema “Conquiste paixões. Leia livros”, evento promovido pela Câmara Mineira do Livro e pelo Grupo Asas será realizado no BH Shopping, de 22 a 31 de maio de 2020.

Com nova proposta ainda mais completa, a Bienal Mineira do Livro será realizada de 22 a 31 de maio, no BH Shopping, Piso Ouro Preto (BR 356, n.º 3.049 – Bairro Belvedere – Belo Horizonte). Com o tema “Conquiste paixões. Leia livros”, a iniciativa chega à 6ª edição repleta de novidades e prepara uma programação intensa com atividades para todos os públicos.

A edição de 2020 da Bienal Mineira do Livro promete, durante os dez dias de programação, transformar Belo Horizonte na capital nacional da literatura. A iniciativa é realizada pelo Grupo Asas em parceria com Câmara Mineira do Livro e é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Para Gláucia Gonçalves, presidente da Câmara Mineira do Livro e Editora da Uni Duni e Unicult Editoras, “a Bienal Mineira do Livro 2020, maior evento literário de Minas e com uma edição inédita para o público e os expositores, reunirá grandes personalidades do mundo literário e profissionais do mercado editorial, com uma extensa programação cultural, acessibilidade para o leitor e ainda, oferecerá a oportunidade para gerar novos negócios, sem deixar de protagonizar o livro como meio principal e necessário da cultura.”

Gláucia Gonçalves (ao microfone), presidente da Câmara Mineira do Livro e Editora da Uni Duni e Unicult Editoras, durante o lançamento da Bienal 2020 comenta alguns destaques do evento, como a reunião de grandes entidades mineiras, que farão as curadorias dos 11 eixos temáticos e das 3 estações vivencias da programação cultural” – Foto: Divulgação

Uma das principais iniciativas literárias

Entre as novidades desta edição, a Bienal Mineira do Livro 2020 está de casa nova e será realizada no BH Shopping, no Piso Ouro Preto, em um espaço de 15 mil metros² e reunirá as mais importantes editoras e livrarias do Brasil, além da participação de autores representativos da literatura mineira, brasileira e internacional.

Com programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, a sexta edição da Bienal promoverá atividades e atrações que vão agradar os leitores de diversas faixas etárias, incluindo educandos e educadores. “Estamos inovando na construção da Bienal, um dos destaques nesse sentido é a reunião de grandes entidades mineiras, e brasileiras, que farão as curadorias dos 11 eixos temáticos e das 3 estações vivencias da programação cultural. Será uma iniciativa repleta de encontros literários enriquecedores, realizada em um local muito especial, com a meta de contribuir para o estímulo à leitura, especialmente das comunidades mais vulneráveis, e para vitalizar a cadeia econômica do livro em Minas”, afirma Marcus Ferreira, diretor presidente do Grupo Asas.

A Bienal Mineira do Livro 2020 aposta na ideia de que ler é uma atividade dinâmica, que deve despertar prazer e ser realizada com autonomia, para o pleno desenvolvimento da capacidade crítica e do repertório cultural de cada leitor. Para tanto, a iniciativa convida o público a descobrir e conquistar paixões, considerando que elas podem ser descobertas e conquistadas na bibliodiversidade, nos mais diversos temas, nas histórias, em biografias e ficções, nos quadrinhos, nos guias, na literatura, nos didáticos e em tantas outras categorias e gêneros abordados nos livros.

Além do contato direto entre escritores e seus leitores, a programação da Bienal promoverá vivências e debates em prol do desenvolvimento do setor, com valiosas oportunidades de negócios, trocas de informações e ampliação da rede de contatos entre editores, distribuidores, livreiros, autores e os diversos agentes culturais e educacionais envolvidos.

Em 2020, a programação da Bienal Mineira do Livro será composta por dois grandes conjuntos de atividades:

Feira Literária – espaço de promoção da leitura, destacando o livro como o grande personagem da cultura nacional, estimulando a geração de novos negócios para as editoras e para os demais elos do mercado editorial.

Programação Cultural e Educativa – serão mais de 350 horas de atividades focadas em promover a formação de leitores e intensificar o hábito da leitura.

Eixos temáticos

Outra grande novidade da sexta edição da Bienal Mineira do Livro é a segmentação da programação por idades e interesses, pelos seguintes eixos curatoriais:

Escolas na Bienal e Escolas do Interior na Bienal – destaques da programação, com ações formativas e culturais para estudantes, professores, bibliotecários e coordenadores pedagógicos que estimularão a interação de educandos e educadores das escolas públicas com todo o conteúdo e repertório das vivências ofertadas pela Bienal. As iniciativas visam ainda formar, atualizar e enriquecer o crescimento profissional e literário dos educadores da rede pública de ensino. Foco também na acolhida dos alunos e professores das escolas do interior de Minas, com centralidade na valorização das bibliotecas das escolas mineiras. Os educadores do interior do estado terão acesso especial a edições do “Seminário Biblioteca Viva” para coordenadores pedagógicos, bibliotecários, professores e gestores públicos das cidades do interior de Minas.

Café Literário – Mais tradicional atração da Bienal, promove o encontro com autores em rodas de conversas para o público adulto, com curadoria da Câmara Mineira do Livro.

Momento Jovem – Programação especial para os leitores do segmento Young Adult, conta com atividades e interações destinadas ao público de 15 a 29 anos, com curadoria do Grupo Asas.

Espaço Eu Criança – Para promover maior interatividade entre os pais e os pequenos leitores, este ambiente especialmente desenvolvido realizará atividades para o público de 0 a 6 anos e seus acompanhantes, com curadoria da Câmara Mineira do Livro.

Palavras com Tempero – Para proporcionar diálogo da literatura com as outras artes, este espaço contará com atividades de entretenimento para a família com temas ligados à gastronomia, às artes plásticas e à música.

Agenda Cultural Ibero-americana – Atividades de internacionalização da Bienal através de interação com obras literárias e representantes de países da América Latina, além de Portugal e Espanha, com curadoria da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Mais idade, Mais livros – Tema inovador da Bienal com foco para o público 60+, as produções literárias para esse segmento e as discussões sobre os desafios da longevidade, com curadoria da Rede Longevidade.

Biblioteca Viva – Programação especialmente elaborada com oficinas de mediação e encontro com autores, voltados para o público de 7 a 15 anos, além do compartilhamento das melhores práticas e atividades de formação para bibliotecários e profissionais do setor no Seminário Biblioteca Viva, com curadoria do Instituto Pró-Livro.

Encontro Educação – Voltado para a promoção da interação entre a literatura e os educadores, contará com atividades de formação e atualização para professores, coordenadores pedagógicos e profissionais da área de educação, com curadoria da autora, especialista em BNCC e editora Cláudia Seixas em articulação com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Espaço Negócios – Para incentivar o desenvolvimento e a valorização do mercado literário, o espaço promoverá compartilhamento de informações e dados para o setor, rodas de negócios e encontros entre autores, ilustradores, editoras, livrarias e fornecedores da área, com curadoria da Fundação Dom Cabral (FDC).

Estações vivenciais

Inseridas com destaque no espaço físico da Bienal Mineira do Livro, as estações serão dedicadas à realização de experiências lúdicas ligadas à descoberta e à afirmação do prazer proporcionado pela leitura.

Estação Livro + Patrimônio Cultural e Turismo – Espaço que disponibilizará vivências com livros que promovem a representação do patrimônio cultural nacional e a importância da sua valorização e preservação, com foco também em disseminar e estimular o turismo cultural. A curadoria é do Projeto Conhecer Para Cuidar.

Estação Olhos na Leitura – Realização de diagnósticos para identificação de eventuais problemas da visão, como a Síndrome de Irlen, e sugestões de tratamentos e novos hábitos que proporcionem conforto na leitura. A curadoria é da Fundação Hospital de Olhos.

Estação Leitura Inclusiva – Espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos que proporcionam oportunidades de leitura para pessoas com necessidades especiais. A curadoria é da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Na Bienal serão lançados os prêmios Prefeitura Amiga do Livro e Educador Amigo do Livro, em parceria com a Associação Mineira de Municípios e a Fundação Dom Cabral. O Prêmio Prefeitura Amiga do Livro reconhecerá as iniciativas de destaque das prefeituras que contribuíram para a valorização do livro e da leitura. Já o Prêmio Educador Amigo do Livro agraciará os educadores que criaram as melhores práticas de estímulo ao hábito de leitura. Os prêmios terão periodicidade anual e as cidades polos de Minas Gerais serão visitadas pela estrutura itinerante de divulgação.

Ingressos

Os ingressos para a Bienal Mineira do Livro 2020 custam R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia-entrada). Cada ingresso é válido para 1 (uma) entrada em 1 (um) dia de evento. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através da compra online no link https://bienalmineiradolivro.com.br/compre-seu-ingresso/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *