“Na cozinha com os dinossauros”

Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli reúnem neste livro infantil, da Editora Moderna, dois dos assuntos mais adorados pelas crianças: comida e dinossauros.

Seja pela experiência sensorial prazerosa, pela imitação do universo adulto, pela lista de ingredientes, as diferentes combinações, o fogo ou ainda a expectativa com a receita que ficará pronta, cozinhar é uma das atividades que mais atraem as crianças. E para tornar essa atividade ainda mais divertida, os autores Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli lançam o livro “Na cozinha com os dinossauros”, que reúne receitas um tanto inusitadas como ovos petrificados, panquecas jurássicas, patê de dino e até mesmo bombom cocô herbívoro.

Dedicada aos jovens de oito anos em diante, a obra traz 12 receitas que podem ser preparadas uma a cada mês, inclusive nos meses de férias. A cada nova receita, os autores trazem uma curiosidade da era pré-histórica sobre vulcões, ovos, chifres, alimentação, as diferentes espécies que coexistiram no mesmo período, entre outros. De acordo com Celina, este livro pretende unir o fazer e o saber, propondo que as crianças exercitem a culinária enquanto aprendem sobre a realidade do mundo.

“Observar, entre outras coisas, a ação do calor do forno e da pressão do ar sobre os alimentos ou, simplesmente, a água ferver, traz a oportunidade de reflexão e de questionamento sobre fenômenos físico-químicos que acontecem durante o preparo dos pratos e, melhor ainda, estimula as crianças a formular hipóteses e a fazer comparações e experimentações que terminam em descobertas surpreendentes”, explica.

O intuito da obra é ajudar as crianças a se divertirem na cozinha, junto com os dinossauros, com receitas que podem ser preparadas tanto em casa, na escola ou outro ambiente. Essa experiência vai permitir que elas exercitem saberes, valores e habilidades.

Entre os temas abordados na obra estão o de culinária, como gênero textual de receita com lista de ingredientes e passo a passo, unidades de medidas, segurança na cozinha, educação alimentar e também na área de paleontologia, como aspectos da paleontologia e do trabalho do paleontólogo, a vida dos dinossauros e de outros animais, fósseis, Geologia e evolução.

A autora Celina Bodenmüller é escritora, radialista e tem diversos livros publicados, alguns deles em parceria com Luiz Eduardo Anelli. O autor Luiz é biólogo, escritor e professor de paleontologia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Ele escreveu diversos livros para crianças e adultos sobre os dinossauros e a Pré-história do Brasil. Em 2018 foi o vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura.

O livro tem 56 páginas e custa R$ 51,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *