A fantasia do Carnaval está também nos livros

Para além das matinês de folia. A leitura é uma forma de apresentar novas temáticas para a criançada.

Assim como o Carnaval, o universo dos livros também é repleto de fantasias. Por isso, pulando ou não sob confetes e serpentinas, uma boa opção para apresentar o tema às crianças é a leitura, que favorece ainda o vínculo familiar e amplia o repertório da garotada.

“Ao apresentar às crianças a fantasia, por meio das histórias e dos personagens, a literatura exerce um papel fundamental na construção do significado. Elas passam a usar a imaginação e a criatividade para lidar com sentimentos e emoções”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Como o ritmo de vida atual é preenchido por TVs, celulares, tablets e computadores, incentivar a leitura pode apresentar um universo até então pouco explorado pela criança. “A literatura oferece um novo vocabulário e histórias de outros lugares, perspectivas e possibilidades”, aponta Dianne.

Segundo a curadora do Clube de Leitores A Taba, Denise Guilherme, para escolher os livros, o ideal é conhecer a criança que irá lê-los, seus gostos, desafios e necessidades. Ela explica ainda que outro critério importante é a diversidade. “É preciso que a oferta de autores, ilustradores, temáticas, gêneros literários, técnicas de ilustração, formatos e projetos gráficos seja variada. Só assim se constrói repertório”, orienta.

Conheça cinco títulos infantis que irão garantir a diversão com a criançada mesmo longe da folia.

 

“Os ibejis e o carnaval”

Autora: Helena Theodoro
Ilustradora: Luciana Justiniani Hees

Editora: PallasNesta obra, a autora narra aos seus netos uma história sobre uma das festas mais tradicionais do Brasil. As ilustrações coloridas trazem muitas referências ao carnaval. E, no final do livro, há um glossário com muitas informações sobre essa festa.

 

 

“O rapto do galo”

Autora: Fabiana Karla
Ilustradora: Rosinha Campos
Editora: Rocco

Neste livro, o rapto do animal símbolo de um dos maiores blocos de carnaval do Brasil, o Galo da madrugada, serve como mote para que a autora apresente todos os personagens e elementos do folclore do carnaval nordestino: o frevo, maracatu, o coco, os bonecos de Mestre Vitalino, o Cirandeiro e muito mais. O texto ágil e bem humorado torna a experiência de leitura ainda mais prazerosa.

 

“O carnaval dos bichos aloprados”

Autora: Januária Cristina Alves
Ilustradora: Joana Lira
Editora: Nova Fronteira

Aqui, mais uma vez, o foco é o carnaval pernambucano. Com um texto divertido e ilustrações coloridas, as autoras apresentam diferentes personagens do tradicional folclore de Recife e Olinda, convidando os leitores a participarem de um curioso jogo de esconde-esconde.

 

“Aula de carnaval e outros poemas”

Autor e ilustrador: Ricardo Azevedo
Editora: Ática

Um dos mais renomados autores de livros para a infância e também folclorista, Ricardo Azevedo se dedica nesta obra a homenagear a alegria do carnaval. Nos textos, o ritmo e a sonoridade das palavras se destacam, mostrando toda a musicalidade e energia desta festa.

 

“Chiquinha Gonzaga”

Autora: Edinha Diniz
Ilustrador: Angelo Bonito
Editora: Callis

Neste livro, os pequenos leitores podem conhecer sobre a infância de Chiquinha Gonzaga: autora de algumas das mais famosas marchinhas de carnaval. Uma mulher apaixonada por música, desde cedo, e que se tornou uma das compositoras mais conhecidas de sua época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *