“A outra história de Peter Pan”

Em novo livro da Salamandra, do autor e ilustrador Jean-Claude Ramos Alphen, o Capitão Gancho conta sua versão dos fatos para os irmãos de Wendy

A história de Peter Pan é um dos contos mais famosos da literatura mundial e uma das obras mais relevantes de todos os tempos. Tamanha é sua importância que, em meio a inúmeros filmes hollywoodianos que reproduziram a história do garoto que não queria crescer, houve até mesmo uma obra que buscou reproduzir o processo criativo de James Barrie ao conceber a personagem: o longa-metragem Em busca da Terra do Nunca, de 2004, que recebeu inúmeros prêmios.

Já em 2020, a história do menino Peter e de seus amigos continua a fascinar crianças e adultos por todo o mundo. Mas certamente tem alguém que não gosta da forma como tudo isto é contado e propõe uma visão alternativa dos fatos. Esta é a versão que conhecemos em “A outra história de Peter Pan”, escrito e ilustrado por Jean-Claude Ramos Alphen e publicado pela Salamandra Editora.

Num mundo de fantasia e muita imaginação, onde se destacam crianças que podem voar e malvados piratas, Alphen traz a menina Wendy apresentando a Terra do Nunca para seus irmãos, João e Miguel. O problema é que o Capitão Gancho não concorda com a maneira que a menina conta os episódios e decide criar confusão na cabeça dos pequenos visitantes. Por outro lado, Peter Pan bate o pé e exige continuar como protagonista perante os meninos e o leitor. O desfecho desta história é surpreendente e cômico.

Ao apontar estas divergências entre as personagens, o autor explora a importância da vida familiar a social para o desenvolvimento do ser humano e mostra que coisas a princípio tão básicas são direitos essenciais de crianças de adolescentes. A obra é mais uma em que Alphen propõe uma releitura de importantes clássicos. Anteriormente, o escritor e ilustrador também já havia produzido títulos como A outra história de Chapeuzinho Vermelho, A outra história de Pedro e o Lobo e A outra história de Cachinhos Dourados, todos pela Salamandra.

O autor e ilustrador do livro, Jean-Claude Ramos Alphen, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado na França. De volta ao Brasil, começou a ilustrar livros. Tem mais de oitenta livros infantis e juvenis, como autor ou ilustrador. Por seu trabalho recebeu alguns prêmios, como o da Revista Crescer, o Glória Pondé, da Fundação Biblioteca Nacional, e o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ. Foi ainda duas vezes finalista do Jabuti.

O livro “A outra história de Peter Pan” tem 56 páginas e custa R$ 50,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *