Crianças, escrevam uma história

Está lançado o VI Concurso Nacional Literário Infantil, o Prêmio Espantaxim 2020.

A organização do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2020 lança oficialmente a sexta edição do VI Concurso Nacional Literário Infantil idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo. O tema para este ano é: Quatro Estações – Primavera, Verão, Outono, Inverno. Crianças de 7 a 12 anos, de todo o País, podem participar gratuitamente do concurso, nas três categorias: redação, mensagem e poesia.

Dulce Auriemo explica o tema que vai inspirar os participantes para a sexta edição: “Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam os sentimentos das pessoas. As crianças podem escrever uma história vivenciada ou imaginária, que tenha como cenário sua estação preferida e que conte porque esse momento marcante tornou-se inesquecível”.

Ela pode também enviar uma mensagem manifestando seus sentimentos em relação ao encantamento pelas quatro estações ou por uma delas. Ou criar uma bela poesia, expressando como a chegada de sua estação preferida despertou um sentimento inspirador.

O VI Prêmio Espantaxim tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento intelectual dos pequenos escritores, despertando desde cedo o seu interesse pela leitura e escrita.

“Neste ano, decidimos levar o olhar das crianças para a valorização da beleza, da sabedoria, das transformações e novos ciclos da natureza. Nossa intenção é que saibam diferenciar as alterações de acordo com as mudanças que ocorrem em cada estação e compreendam como esses fenômenos nos passam ensinamentos”, comenta Dulce Auriemo.

Como participar

Primeiramente, é fundamental que as crianças consultem (ou peçam para que um adulto as ajude a consultar) o regulamento completo do concurso, disponível no site: http://www.espantaxim.com.br.

Crianças de 7 a 12 anos, de todo o País, podem participar gratuitamente e não há necessidade de inscrição. Os participantes poderão escolher entre uma das três seguintes categorias para escreverem seus textos: Redação (máximo de 30 linhas); Poesia (máximo de 30 linhas) ou Mensagem (máximo de 7 linhas);

O texto deve ser manuscrito, a lápis ou caneta. Não serão aceitos textos digitados. O participante deverá fazer o download da folha oficial do concurso pelo site, onde também estão contidas as informações para envio dos trabalhos. O prazo para envio dos trabalhos ao VI Prêmio Espantaxim será de 5 de fevereiro a 5 de junho de 2020.

Assim como em outras edições, a organização do Prêmio desenvolveu o Portal do Professor, um espaço com conteúdo exclusivo para orientar os educadores sobre como trabalhar o tema do concurso em sala de aula. O portal também pode ser acessado a partir do site do Prêmio Espantaxim.

Premiação

A Cerimônia de Entrega do VI Prêmio Espantaxim já tem data e local definidos: será em 17 de abril de 2021, na Sala São Paulo, patrimônio histórico e cultural da capital paulista.

Dentre os textos enviados ao concurso, 250 serão escolhidos e premiados como Vencedores, Destaques ou Selecionados. Seus autores são todos vitoriosos e subirão ao palco para receber, gratuitamente, três exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2020: um livro especialmente preparado com os manuscritos originais dos trabalhos premiados no concurso devidamente digitalizados e revisados conforme a norma culta da Língua Portuguesa.

As crianças autoras dos trabalhos premiados como vencedores e destaques também receberão o Troféu Espantaxim especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado às crianças. Receberão ainda a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim. E todos os premiados (vencedores, destaques e selecionados) ganharão um exclusivo e igualmente cobiçado boneco do personagem Espantaxim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *