20 de março: Dia do Contador de Histórias

Nesses dias em que se impôs a presença de pais e filhos dentro de casa numa quarentena em prol da vida, a narração de histórias está se transformando numa das melhores opções para se passar o tempo e alegrar adultos e crianças num entretenimento sem custo e de grande valor educativo.

Quem sabe que hoje é o dia do Contador de Histórias? Parabéns para os contadores que exercem a atividade com tanto carinho!

Quem sabe essa situação de confinado forçado contra uma pandemia assustadora pode despertar alguém para também atuar?

Contar histórias é uma prática ancestral. Há milhares de anos, gerações e gerações ouvem histórias. Nesses dias atuais, aquele “Era uma vez” volta a estar presente nos lares e, sem medo, enfrenta de igual para igual a TV e suas séries, o celular, o computador e os games.

Não há criança que resista a uma história contada com amor, com arte e interatividade. Proponho que em cada casa, onde tem uma criança longe da escola, surja um contador com um bom livro infantil na mão, muita disposição, alegria no rosto e vontade de fazer essa criança sorrir, sonhar, dar asas à fantasia e imaginação.

Para colaborar divulgamos um artigo preparado pela pedagoga Fernanda Veiga, do Clube Leiturinha, que vai fazer de pais e cuidadores grandes contadores de histórias… num passe de mágica.

Leiturinha dá dicas para você ser um bom contador de histórias

“Nem todo mundo nasce com a habilidade de prender a atenção dos pequenos e ser um bom contador de histórias… Mas como toda família que lê para o seu pequeno também precisa ser um pouquinho entendida neste assunto. A nossa pedagoga Fernanda Veiga reservou 7 dicas especiais para tornar a leitura ainda melhor.

Tornar a história mágica, mergulhando nas aventuras e fantasias que ela proporciona, são os grandes segredos para a hora da leitura se transformar em um momento inesquecível.

Uma peça de teatro! Isso mesmo, a história tem que ser um maravilhoso espetáculo. A contação de histórias não é uma tarefa fácil, afinal prender a atenção de uma criança vai além da simples leitura de algum conto.

Criar um ambiente aconchegante que traga a criança para o universo literário é um ponto positivo para uma boa leitura. O ambiente influencia muito na hora de soltar a imaginação e deixar a experiência ainda mais emocionante.

Com o intuito de ajudar os pais, as mães e a família a despertar olhinhos curiosos e arrancar boas risadas dos pequenos na hora da leitura, eis algumas dicas especiais sobre como tornar-se um grande contador de histórias para seus filhos!

O primeiro passo é escolher uma boa história

Verifique se o livro infantil é adequado para a faixa etária do seu filho(a), se contém imagens ricas e um bom conteúdo.

Antes de contar, faça você uma leitura.

Isso ajudará no momento da contação, pois você já estará familiarizado com a trama dando abertura para improvisar, tornando o momento mais divertido e emocionante.

Comece pelo título e nome do autor do livro.

É muito importante que ele(a) saiba diferenciar estes dois aspectos e também reconhecer um autor.

Use e abuse de sua imaginação.

Imagine os personagens e dê vida a eles com gestos, entonações e até, se possível, utilize algumas vestimentas. Sua ação criará grandes expectativas em seu(a) pequeno(a), além de tornar o momento muito prazeroso.

Peça para ele(a) recontar a história do seu jeito.

Isso estimulará sua imaginação e também sua concentração. Questione a sua história e dê bastante atenção para sua criação.

É comum que a criança tenha uma história preferida e que peça para ouví-la várias vezes

Isto é muito legal! Mostra que ela teve interesse pelo conteúdo. Tenha paciência e releia a história quantas vezes for necessário. Isso também ajudará no desenvolvimento do(a) seu(a) pequeno(a).

Leia sempre.

Esta é a melhor dica para criar-se o hábito da leitura na criança. O seu exemplo ajudará a desenvolver o gosto pelos livros desde cedo.

Estas são algumas dicas para uma boa contação de histórias. Basta embarcar feito criança neste universo mágico junto com toda família que a diversão já estará garantida! Agora é com você.”

Feliz dia, contador de histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *