Lançamento de livro

22/4/2013 – 19:29h

Premiado autor português estreia na editora Quatro Cantos com obra infantojuvenil delicada e emocionante

Pedro Veludo nasceu em Portugal e foi ainda criança para Moçambique, onde cresceu e se formou em Engenharia de Telecomunicações, fez teatro e teve um conjunto musical. De lá veio para o Brasil, onde reside atualmente. Cursou Formação de Ator na UNI-RIO e, em 1986, abandonou a engenharia para se dedicar a escrever. Tem textos de teatro premiados pelo INACEN e teve peças montadas no Brasil, México, Portugal e EUA. É autor de vários livros infantojuvenis e, com Viagens de Raoni, foi contemplado com o Prêmio FNLIJ — O Melhor para Criança, em 1990 na categoria Criança.

Em Bruno e Amanda: histórias misturadas, o autor conduz o leitor por uma narrativa metalinguística que conta a história de dois livros que se encontram numa mesma estante, separados apenas por um Dicionário de Português — Os mapas de Bruno e O mistério do sumiço do sorriso da princesa Amanda —, e como os protagonistas de cada uma das histórias vão acabar interagindo e mudando assim os seus destinos. O objeto livro é visto por uma perspectiva diferente: a perspectiva dos seus personagens. As histórias do curioso e aventureiro Bruno e a da triste princesa Amanda fundem-se em um mundo literário repleto de encantamento. Além de elementos típicos de contos de fada, tão adorados pelas crianças, a obra traz também uma reflexão sobre o significado e a importância das palavras e sobre como são construídas as histórias. A nova edição traz poéticas ilustrações de Henrique Koblitz.

Com Bruna e Amanda: histórias misturadas, em 48 páginas, Pedro Veludo conduz os pequenos leitores, por meio de narrativa cheia de aventuras e mistérios, a uma linda viagem no universo dos livros e, ao mesmo tempo, abre o horizonte da imaginação para a proposição de outros finais e outras histórias, dividindo com eles a fagulha da criação literária.

O livro, que está sendo lançado este mês, marca o início do catálogo infantojuvenil da Editora Quatro Cantos, que contará com belos textos em edições caprichadas. O próximo título, a ser lançado até final de maio, é uma fábula inédita de Pedro Veludo.

A Editora Quatro Cantos é um passo natural de seu fundador, Renato Potenza Rodrigues, formado em Editoração pela Universidade de São Paulo, que trabalha há quase 20 anos com produção de livros e há 11 dirige uma agência editorial que presta serviços a grandes editoras. A experiência com o mercado editorial foi fundamental para lançar um selo próprio. A linha editorial da Quatro Canto pretende revelar talentos literários, além de focar em autores nacionais e internacionais de ficção (romance e novela), poesia e infantojuvenil.