
24/11/2011 – 20:58h
Cláudio Francisco Martins Teixeira, o famoso Cláudio Martins, autor de 45 livros infantis, é mineiro, de Juiz de Fora. Mas ele não só inventa e escreve suas histórias… Também cria os personagens e desenha um por um, página por página de seus livros e de outros autores.
Sua obra é criativa e bem-humorada. Ele ilustrou aproximadamente 300 livros entre infantis e didáticos, além de 1000 capas para várias editoras nacionais.
Mas seu trabalho não começou assim.
Cláudio Martins conta que, primeiro, estudou desenho industrial e durante muitos anos trabalhou em projetos de tecnologia, meio ambiente e cultura, além de rodar por jornais e revistas.
“Mas o mundo dos adultos é muito sem graça, imaginação, sem fantasia” _ afirma o autor.
Ao constatar isto, ele decidiu mudar sua trajetória profissional. “Um dia, resolvi cair de sola, de cara e coração na literatura infantil. Desenhei uma porção de histórias, uma montoeira de personagens, tudo o mais alegre e divertido que pude. Ganhei prêmios internacionais, nacionais e até alguns municipais, o que me divertiu mais ainda” _ explica Cláudio Martins.
Aos 63 anos de idade, ele é um autor consagrado e sua obra reconhecida em Minas, no Brasil e no exterior. Já participou de feiras de livros na Catalunha, Frankfurt, Bolonha, Gotemburgo, Quito, Bratislava, entre outros, e conquistou prêmios importantes:
Selecionado para o Prêmio Catalunha de Ilustração – Espanha
Participação na Lista de Honra do IBBY (Internacional Board on Books for Young Peoples), Suíça, que a cada dois anos seleciona, dentre todos os seus países membros, os cem melhores ilustradores, tradutores e autores
Prêmio “Octogone” – Literatura de Transgressão – França
1991 – Prêmio Jabuti – Ilustração – Câmara Brasileira do Livro
1992 – Prêmio Jabuti – Ilustração – Câmara Brasileira do Livro
Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)
Prêmio Autor Revelação e
Prêmio Melhor Livro para Crianças: “Eu e Minha Luneta” – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Prêmio Adolfo Aizem – Ilustração – União Brasileira de Escritores
O site de Cláudio Martins é http://www.claudiomartins.com.br
“Ser criança é muito mais do que um estado de espírito; é um estado de inteligência” – Cláudio Martins