Nome dedicado à literatura infantojuvenil

Anna Cláudia Ramos - Foto: Pallas Editora

11/3/2013 – 20:27h

No Brasil, quando se fala em escritores dedicados à literatura infantojuvenil, alguns nomes são destaque. Um deles, com certeza, é Anna Cláudia Ramos. São 65 livros produzidos para crianças e adolescentes, que são reconhecidos nacionalmente. Além desta rica produção, Anna Cláudia também vem se especializando e desenvolvendo uma série de trabalhos que movimentam bastante o setor no Brasil e no exterior. Esta escritora carioca concedeu uma entrevista ao blog e, assim, hoje podemos conhecer um pouco mais sobre suas opiniões e trajetória profissional.

Ela viaja pelo Brasil afora dando palestras e oficinas sobre sua experiência. Foi coordenadora de sala de leitura escolar e professora de literatura infantil e juvenil (LIJ) por muitos anos. Desde 1989 trabalha com oficinas de LIJ e criação literária. Já foi professora da oficina Escrevendo para Crianças, da Estação das Letras; trabalhou na Biblioteca Infantil Manoel Lino Costa, na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na Escolinha de Arte do Brasil e participou do Projeto Leia Brasil. Desde 1996, participa como especialista do projeto de incentivo à leitura PROLER, da Casa da Leitura/ Fundação Biblioteca Nacional.

Em 1997, fez seu primeiro trabalho de ilustração numa coleção de livros de sua autoria. Dessa experiência nasceu o Atelier Vila das Artes. Em 2004 fez uma parceria com Verônica Lessa e as duas juntas estão fazendo do Atelier Vila das Artes um espaço totalmente voltado para o trabalho com a literatura, prestando serviços editoriais para diferentes empresas. De 2009 a 2012, o Atelier Vila das Artes foi responsável pela captação de originais e produção dos livros do catálogo infanto-juvenil da Zit Editora.

Anna Cláudia foi presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ) por dois mandatos: de junho de 2007 a junho de 2011. Atualmente faz parte do conselho consultivo da AEILIJ. Foi curadora e mediadora do programa Leitura em Debate: a Literatura Infantil e Juvenil, da Fundação Biblioteca Nacional.  Em 2005, foi homenageada com a Biblioteca Escolar Anna Claudia Ramos, pela Escola Municipal Prof. Sylvio de Castro Galindo, em Angra dos Reis/RJ. Em 2009, foi homenageada com a Sala de Leitura Anna Claudia Ramos, pelo CIEP Tancredo Neves, no Rio de Janeiro. Em dezembro de 2012 foi homenageada com mais uma Sala de Leitura, desta vez na Escola Municipal Messias Teixeira, em Nova Friburgo/RJ.

Os livros de Anna Cláudia Ramos, que estão no mercado, podem ser pesquisados no site oficial da escritora em http://www.annaclaudiaramos.com.br/. Brevemente, ela ainda vai lançar: “Coleção Diários Descobertos: Princesa Isabel – Segredos de Princesa”, Editora Escala Educacional; “Um golfinho e uma menina, uma história de amor”, Editora Galpãozinho; “Coleção Turma da Vila: Hora de brincar, Hora de dormir, Festa do Pijama e Acampamento da vovó”, ilustrações de Marília Pirillo, Editora Paulinas; “Odemar”, ilustrações da Camila Carrossine, Editora Escrita Fina; “Coleção Pensando Diferenças” (oito títulos), Editora Rideel; “Receita para caçar lobo mau”, Editora Planeta; “Que História é essa?”, FEB.

À direita da página, clique em Entrevistas para um bate-papo com Anna Cláudia Ramos.

Continue lendo