Poesia infantil com rimas: Versos e Rimas para as Crianças

14/3/2014 – 16:41h

Março é o mês da poesia com duas datas dedicadas especialmente a este gênero literário: 14/3 é o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao nascimento de Castro Alves, e aproximadamente cem países já aderiram à promulgação da Unesco para comemorar em 21/3 o Dia Mundial da Poesia.

A Editora Vale das Letras, com sede fica na cidade de Blumenau, destaca as datas para enaltecer a poesia escrita para as crianças e, assim, divulgar seu catálogo de livros rimados. A editora mostra que o estilo literário dos versos estruturados pode ser ótima opção para garantir a diversão e contribuir com o desenvolvimento dos pequenos.

De acordo com a pedagoga Adriana P. Battisti, as rimas, ritmos, versos e estrofes – elementos característicos que compõem as poesias – auxiliam no desenvolvimento da linguagem a partir dos primeiros anos de idade. “A repetição de palavras distintas, mas com as últimas vogais tônicas iguais, faz com que as crianças comecem a focar a atenção na sonoridade das palavras e passem a perceber as semelhanças e diferenças entre elas”, explica.

A aproximação da poesia com os pequenos pode ser feita por meio dos diversos livros infantis que abordam de maneira fácil e divertida o gênero lírico. Para a pedagoga, é fundamental estimular desde cedo o contato com os mais variados livros e as obras de poesias são boas opções para garantir o interesse das crianças.

A Editora Vale das Letras possui vários livros com rimas especialmente para os pequenos, como a série “Poeminhas ecológicos”, de Nana Toledo _ versos nas imagens em destaque no blog _ que, além de apresentar os poemas às crianças, também aborda sobre temas ligados à natureza, assuntos importantes na sociedade atual. São oito volumes da coleção: “Mania de bicho”, “Casa dos peixinhos”, “Dentro da mata”, “Encantos da natureza”, “Na terra e no céu”, “Vida na cidade”, “Maria pé de lata” e “Voo livre”.

Outra coleção da editora é “Clássicos Rimados”, de quatro livros: “A pequena curiosa”, “Pedro e Carolina”, “A ovelhinha negra”, “O ovo atrapalhado”. Os volumes abordam histórias clássicas da literatura infantil de maneiras diferentes e em rimas. A Vale das Letras possui também a série de “Livros de versinhos com glitter”, com oito livros: “Tic-tac, tic-tac”, “Um bolo para mim!”, “Ei, gatinho!”, “Boa noite, ursinho!”, “O soninho do bebê”, “Os três gatinhos!”, “Brilha, Brilha estrelinha!” e “Rema, rema cachorrinho!”

Quem tem o hábito de ler para as crianças sabem que elas adoram historinhas na forma de poesia, por isso fica aqui nossas dicas de livros que vão agradar muito a meninada que precisa de estímulo para se transformar futuramente num bom leitor.

Continue lendo