Dicas para vender mais ebooks

3/7/2014 – 23:45h

Segundo o especialista Eduardo Melo, diretor da Simplissimo, o mercado do livro digital começou a amadurecer no Brasil. Um número expressivo de editoras e profissionais já dominam a produção de ebooks e muitos autores descobriram a auto-publicação digital.

Apesar disso, o problema “como promover os ebooks” segue permanentemente em pauta… ninguém se atreve a dizer que é fácil fazer um ebook chegar às mãos dos leitores e falta uma discussão prática, específica sobre isto. O especialista selecionoui 10 dicas e ideias de marketing para ebooks, exatamente, para isso: para estimular as ideias!

Segundo ele, alguns dos principais desafios para quem está migrando para o ebook são o comércio, a distribuição, o conhecimento sobre os números de vendas (entre outros dados), além de como trabalhar melhor o marketing e fazer com que as pessoas passem a preferir o ebook. Em vista disso, o site Futurebook listou 25 dicas para ajudar ou dar ideias de como superar esses desafios. Destas, vamos apresentar 10 dos itens mais importantes:

  1. Use palavras-chave, para facilitar a identificação de sua obra. Uma boa dica é a ferramenta Scribe, que foi criada para otimizar informações sem comprometer a integridade do texto.
  2. Evite informações repetidas e/ou duplicadas.
  3. Forneça aos varejistas dados específicos da obra.
  4. Crie informações que possam ser lidas rapidamente pela internet.
  5. Na web, certifique-se de especificar exatamente o que é título e subtítulo, para que ferramentas de busca possam identificar corretamente a obra.
  6. Explore o que o ebook tem de bom, incorporando links (entre outras coisas) para que o leitor tenha uma experiência mais bacana.
  7. O ebook também possibilita outras formas de comercialização: por exemplo  é possível distribuir amostras cobrando apenas um tweet, isso faz com que as pessoas não somente passem aderir o livro digital, como auxilia na publicidade.
  8. Junte-se à blogosfera: se criar um blog não é para você, afilie-se aos blogueiros que já contam com certa audiência e precisam de conteúdos.
  9. Use anúncios das redes sociais ou do Adwords. Eles tendem a ser inteligentes o suficiente para direcionar seu produto ao público certo, e isso tudo por um custo relativamente baixo se comparando-os a outros tipos de propaganda.
  10. Mesmo depois que seu ebook foi posto à venda, é necessário ficar sempre de olho em como ele está sendo viabilizado, visualizado e recebido. Em outras palavras, isso significa que é preciso estar atento para saber se as informações disponibilizadas estão de fato sendo bem entendidas, se o impacto idealizado deu resultado, se as pessoas estão encontrando com facilidade e se elas se sentem satisfeitas com a compra.

Os outros itens da lista, você pode conferir aqui.

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