18/9/2015 – 11:29h
Ler histórias infantis em versos rimados é encantador. Quando estes versos são suaves, como os escritos por Sônia Barros, a leitura se torna muito prazerosa.
Assim, eu folheei o recente lançamento da Aletria Editora, “Tatu-Balão”. A história assinada por esta escritora paulista, autora de quase 20 livros infantis, e ilustrada por Simone Matias, é uma obra de arte, capaz de envolver crianças e adultos.
A delicadeza dos versos, a beleza das ilustrações e a edição primorosa da Aletria fazem, sim, deste lançamento uma obra de arte. A arte de convidar para a leitura, a arte de descobrir uma mensagem bonita, a arte de emocionar.
“Conheci um tatu-bola
Que não era feliz, não.
Tinha um sonho na cachola:
Não ser bola, ser balão!”
“Mas em vez de ele voar
Como havia planejado,
Começava a despencar,
Rolando desenfreado!”
“Depois de tanto tentar
Subir e voar em vão,
Tatu-bola encontrou
O menino Damião.”
“Pois muito mais importante
Que o voo de verdade
É que dali em diante
Começou uma amizade.”
Para a autora, Sônia Barros, o nascimento de um livro é sempre uma grande alegria. “Tatu-Balão’ é o meu décimo nono, mas parece ser o primeiro, pois a emoção se renova a cada livro, a cada nascimento”.
Ainda segundo ela, “este é um livro especial. Conta a história de um tatu, mas também a minha e a de muita gente. História de um sonho e, principalmente, da luta e persistência para realizá-lo. História de amor e de amizade. E de partilha.”
O livro custa R$ 41,00 e pode ser adquirido na loja virtual da Aletria:
http://www.aletria.com.br/lojavirtual/interna.php?cod=63