“Caderno alado, a passarada do Infinito em prosa e verso”

A Editora Barbatana lança este livro com textos e colagens de Cristina Porto e ilustrações de Ricardo Costa, no dia 11 de fevereiro, na Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, em Vila Mariana), em São Paulo.

alado

Em seu novo livro, o primeiro de sua carreira em que também ilustra, a escritora Cristina Porto conta a história de 12 passarinhos que vão visitá-la em sua casa — onde nasceu e para onde voltou a morar anos depois — no bairro do Infinito, em Tietê, São Paulo: o bem-te-vi, o o canário-da-terra-verdadeiro, a garça-branca-pequena, o joão-de-barro, o pardal, o periquitão-maracanã, o pica-pau-do-campo, a pipira–vermelha, o sabiá-laranjeira, a saíra-amarela, o sanhaçu-cinzento e o tico-tico.

Para cada um deles, há um texto com as informações principais do passarinho (características físicas, hábitos, onde aparecem, dados biológicos, curiosidades), um poema, uma colagem feita por Cristina Porto e uma ilustração realista feita pelo ilustrador Ricardo Costa. Tudo isso em linguagem divertida, apaixonada e sintonizada com a curiosidade infantil.

PÁSSARO—6

“Caderno alado”, 64 páginas, é um título que agradará às crianças de todas as idades, tendo tanto função informativa e escolar, como lúdica e também prática, de manual: são passarinhos que podem ser facilmente avistados não só no campo, mas também nas cidades. O livro em mãos permitirá sua identificação.

Voltado a crianças a partir de 7 anos, o que não impede que a leitura também seja recomendada para crianças menores, que realizem a leitura dos textos e imagens compartilhada com um adulto. Ou mesmo para nós, que somos bem maiores.

A autora

Cristina Porto é paulista de Tietê. Formou-se em Letras, pela Universidade de São Paulo. Desde o começo de sua carreira profissional, em 1971, sempre esteve ligada à criança: como professora de alfabetização, durante sete anos, em uma escola municipal da periferia de São Paulo; depois, como funcionária da Editora Abril, no departamento de publicações infantojuvenis, onde trabalhou para as revistas Recreio, Alegria e Corujoca, como colaboradora e editora; a partir de 1980, como escritora, estreando com o livro “Se, será, Serafina?”, editado pela Ática.

Entre 1981 e 1983, participou, como coordenadora geral, do projeto Taba: histórias e músicas brasileiras, criado e editado por Sonia Robatto e a equipe do estúdio que levava seu nome. Depois disso, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura; tem, hoje, mais de 50 livros publicados por várias editoras, dentre os quais, os premiados “Serafina e a criança que trabalha” – prêmio de Melhor Livro Infantil Informativo conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1996, e “O diário escondido de Serafina” – prêmio de Melhor Livro Infantil conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1997 _ ambos publicados pela Editora Ática.

450xN

A autora explica:

“Voltei à terra das raízes e virei semente. No tempo certo, no cio da minha terra, fecundei, germinei, deitei brotos, virei planta. Raízes de todo o sempre, galhos novos, novas folhas me encorparam, devagar, no ritmo da natureza. Agora, nas veias corre seiva, sangue verde, revigorado pelo húmus da terra. Novo ciclo, em tanta vida já vivida.

alado 1Espero as flores, depois os frutos e a chegada de novas sementes. O novo fruto custou, mas chegou. Tive que passar por um novo tempo de maturação. Palavras já não faziam sentido diante das fantásticas imagens que eu via a cada dia com um novo olhar, uma nova luz, uma nova emoção. Era um verdadeiro mosaico de imagens! De repente, nem sei como, o papel foi para o papel: cortado, recortado, colado, sobreposto, encaixado… E então eu vi nessa composição ‘palavras’ jorrando, aos borbotões.

Desse processo maravilhoso nasceu o “Caderno alado”: uma nova linguagem, um novo tratamento, um novo caminho. A passarada do meu Infinito tratada com amor, em prosa e verso, acompanhada da beleza especial das ilustrações de Ricardo Costa. É só o primeiro fruto do novo ciclo.”

Preço do livro: R$ 38,00 – Onde comprar: http://www.bancatatui.com.br/categorias/livros/caderno-alado-a-passarada-do-infinito-em-prosa-e-verso/

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *