“A menina da casinha transparente”

                                   Livro infantil retrata universo autista de forma poética

thumbnail_capa

A partir da vivência muito próxima com uma criança autista, a professora Leny Louzada foi coletando os elementos que deram vida ao poético livro infantil “A menina da casinha transparente”. Com ilustrações de Leo Ladeira, artista e designer gráfico, que já ilustrou outras obras infantis, o livro acaba de ser lançado em Belo Horizonte pela Páginas Editora.

Leny visita a infância de uma criança especial, que cria um mundo só para ela, dentro de uma “casa transparente”, na qual ela tem os objetos preferidos e mantém a rotina que tanto lhe faz bem, características muito comuns nos indivíduos autistas. De forma leve, o livro “A menina da casinha transparente” traz esse retrato do cotidiano desses pequenos que, por vezes, são incompreendidos pela sociedade e até mesmo dentro das próprias famílias.

Leny Louzada, autora de “O elefante e as formigas”, é natural de Belo Horizonte e foi uma criança bem inventiva. Brincava até de monstrinhos vegetais com os legumes de casa. Também gostava das roupas de boneca que vinham nas revistas para serem pregadas nas bonequinhas desenhadas na página.

“Minha mãe dizia que eu vivia nas nuvens e, aqui entre nós, ainda vivo”, brinca. Assim, ela conseguiu unir esse lado criativo nas formações acadêmicas que buscou quando adulta: Letras e Moda. Mãe de duas meninas, Leny também cuida da irmã especial, Carla, a quem ela dedica o livro. “Com essas três, aprendi muitas coisas. Mas aprendi principalmente a amar, amar mais e mais…”

O artista Leo Ladeira é formado em Comunicação Visual e também atua como designer gráfico. Foi autor de texto e de ilustração dos livros infantis “Pra fora”, premiado com Sala de Leitura da Fundação de Assistência ao Educando, instituição de nível nacional, e “Contra-regra”. As ilustrações de Leo Ladeira se estendem no universo infantil em peças de teatro, cenários, bonecos, figurinos e cartazes.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *