“A turma do Planeta Azul”

A revista de histórias em quadrinhos circula especialmente nas escolas, uma vez que seus temas são baseados em casos reais vividos pelas crianças dentro e fora das escolas.

ban-inicial-02

 

1Em formato de história em quadrinhos, a revista Planeta Azul é publicada pela Fundação Mokiti Okada todos os anos em oito edições correspondentes aos meses do ano letivo. Cada edição é composta por argumentos de histórias verídicas, vividas pelos alunos em sala de aula, em suas famílias e/ou na sociedade e adaptadas aos personagens da Turma do Planeta Azul.

As narrativas abordam temas como: cidadania; preservação do meio ambiente; formação do caráter altruísta; bondade; cortesia; respeito; limpeza e organização; alimentação saudável; arte etc.

3As experiências chegam à redação da revista por meio de centenas de cartas enviadas aos personagens bem como são obtidas por intermédio de acompanhamento e/ou visita às escolas. Aquelas que se encaixam dentro da proposta anual são transformadas em roteiros e produzidas em novas histórias publicadas nas respectivas edições.

Por esta razão, é importante que o professor fique atento à prática de boas ações dos alunos e, dentro do possível, estimule a elaborar o roteiro ou o relato de suas histórias a fim de enviá-las à redação da revista pelos meios de comunicação disponíveis no expediente.

2Este exercício favorece estímulos cognitivos, como o raciocínio lógico-operatório, a estrutura do pensamento, o ensino-aprendizagem, bem como auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, compreensão de texto, vocabulário, interesse pela leitura, entre outros.

 

 

PA-ED165_pg01

Temas de 2019

6Paz – Março

Amor – Abril

Altruísmo- Maio

Respeito – Junho

Gratidão – Agosto

Cooperação – Setembro

Cidadania – Outubro

Solidariedade – Novembro

 

4O principal objetivo da publicação é o de “desenvolver valores e ações que promovam a formação individual e coletiva em relação ao respeito à vida, à justiça, à solidariedade e à harmonia social e ambiental, contribuindo para a educação e formação de pessoas íntegras, honestas e úteis à sociedade em prol da construção de um mundo melhor”, explica a coordenadora Carla Rosa Rocha.

 

Atividades permanentes

Cada edição acompanha um Ponto de Apoio, quer dizer um material produzido para os educadores. “Nele, sugerimos atividades, reflexões e abordagens a serem desenvolvidas na Educação Infantil e/ou no Ensino Fundamental para cada uma das histórias publicadas nas revistas da Turma do Planeta Azul”, acrescenta Carla.

66A coordenadora ainda informa que “a aplicação do conteúdo pode ser adaptada e desenvolvida pelo professor (a), conforme a faixa etária do aluno e a rotina escolar. As atividades são diversificadas, porém, outras fazem parte constante do material e são denominadas de atividades permanentes”, que são:

Campanha do Obrigado: consiste em estimular a criança e professores para a prática de boas ações e o amor ao próximo. Observar o quanto é valioso receber “obrigado” por essas ações. Desse modo, é possível agir sempre com uma postura atenta e prestativa em relação às pessoas ao meio em que se vive.

22 - CópiaIkebana: A missão da flor é alegrar a vida bem como elevar o ser humano por meio do Belo. Assim, o projeto Planeta Azul sugere a preparação de arranjos florais por alunos e professores com o objetivo de desenvolver a sensibilidade e o equilíbrio necessários à boa convivência

Horta: O trabalho da horta conscientiza o aluno a respeito da qualidade dos produtos consumidos no dia a dia e apresenta uma possibilidade mais saudável para cultivá-los pelo método da Agricultura Natural. Esta proposta propicia o contato com a natureza e desperta na criança o desejo de preservar a vida. Mesmo sem espaço na escola para a elaboração da horta em canteiros, é possível realizar essa atividade em oficinas que são sugeridas ao longo do ano letivo.

planeta-azulAs outras atividades de caráter permanente são: Cozinha experimental, Relaxamento, Livro da aprendizagem e Pensamento da semana.

As edições da revista Planeta Azul podem ser compradas no site da Fundação Mokiti Okada http://www2.fmo.org.br/planetaazul#edicoes

Contatos: facebook.com/projetoplanetaazul ou pelo email da coordenadora carla.rocha@fmo.org.br

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *