Leitura com as crianças reforça laços familiares

Pedagoga lista seis dicas que poderão deixar o momento de ler mais prazeroso para toda a família.

 

Todas as crianças, sem exceção, gostam de ouvir histórias.

A leitura de livros, além de divertir, estimula a criatividade e a imaginação dos pequenos. A pedagoga Bruna Duarte Vitorino listou algumas dicas para deixar o momento ainda mais gostoso.

  1. Procure ler com frequência para a criança em casa.
  2. Estimule brincadeiras sobre o livro lido, como desenhar a cena que mais gostou ou utilizar bonecos para reproduzir a história.
  3. Utilize a história do livro para associar à vivência da criança, durante um passeio ao parque; ou chamando a atenção para algo que apareceu no livro, como uma flor, ou um trem, para incentivar uma conversa sobre o assunto e explorar o conhecimento adquirido com o exemplar.
  4. Não force a leitura. Mesmo quando ela já está conhecendo algumas palavras é importante cultivar este momento de interação com as crianças.
  5. Escolha livros com um conteúdo pelo qual elas se interessem para proporcionar um momento prazeroso em família.
  6. Deixe os livros acessíveis para que a criança possa pegá-los a qualquer momento, mesmo que ela ainda não leia, deixe-a experimentar a sensação de folhear um livro e imaginar a história.

“Além do desenvolvimento motor, a criança deve ser instigada à capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de interpretar os estímulos do ambiente para tomada de decisões. Por isso, é importante introduzir a leitura desde os primeiros anos de vida”, diz Bruna, que já tem mais de 15 anos de atuação na área de educação e atualmente é coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

É nesta fase que os livros se tornam fortes aliados dos pequenos, ajudando-os a perceber a realidade que os cercam, ter contato com diversas experiências, aprender vocabulários e a ativar a imaginação. Nesse primeiro período, devido a criança ainda não ser capaz de entender o que está escrito, é necessário realizar a leitura passiva, ou seja, em voz alta. Dessa forma, os adultos irão intermediar o acesso dos pequenos aos livros por meio da fala, do diálogo, da interação e atividades lúdicas.

Para tanto, é interessante separar um momento e espaço para leitura. O local deve ser silencioso, confortável e sem muitos objetos que possam tirar a atenção principalmente quando se trata de bebês. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança, ela está conhecendo o mundo por meio das palavras. Por isso, tenha cuidado para a “leitura” não se tornar “obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.

Faça do momento uma oportunidade para intensificar a relação da família com o pequeno. Aproveite para estimular o convívio social. E se lembre de escolher materiais ilustrativos e descritivos. Deixe a criança tocar e apreciar o material, a fim dela se familiarizar com o livro. Estimule sensações e demonstre entusiasmo com a leitura. A contação de história é um momento de lazer, então crie vozes para os personagens e o narrador.

A pedagoga ainda ressalta que é normal a criança pedir para os pais lerem o mesmo exemplar mais de uma vez. “O fato delas desejarem que o mesmo livro seja relido várias vezes é porque se sentem felizes e desejam vivenciar repetidamente a mesma experiência. Reler para ela faz com que o cérebro dela trabalhe ativamente e assimile o vocabulário mais facilmente”, finaliza Bruna.

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