Literatura para atravessar o isolamento

O site da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias adverte que o tempo presente nos pede calma, vigilância, informações seguras, muita solidariedade e consciência coletiva. Veja o que essa rede preparou para ajudar o leitor a atravessar esse momento.

“Iniciamos uma viagem em rede de solidariedade, onde a literatura é uma companhia e um bálsamo para enfrentar a solidão e a desesperança”, anuncia a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).

Enquanto durar o período de isolamento social, a instituição continuará publicando diariamente, nas redes sociais, os textos, áudios e vídeos de obras selecionadas por uma equipe de colaboradores e parceiros que viajarão em “Barquinhas Literárias”. O objetivo dessa ação é promover a literatura para confortar e entreter os leitores em tempos de isolamento social.

Até o momento já foram compartilhadas mais de 80 barquinhas literárias nos canais da RNBC. A instituição acredita que a literatura pode ser uma ferramenta para enfrentar os sentimentos de medo, solidão e desesperança, que estão surgindo decorrentes dessa fase de isolamento.

A RNBC é um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à diversidade e às bibliotecas com atuação em 22 municípios nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, atendendo um público médio de 30 mil famílias.

As 119 bibliotecas comunitárias que integram a rede ainda estão dando apoio às suas comunidades com distribuição de alimentos e itens de higiene, além de usar suas redes sociais para promover contação de histórias, debates e conversas literárias por lives, como a difusão de informações de fontes seguras sobre a pandemia. Elas também estão utilizando grupos de WhattsApp para reforçar e manter o vínculo com seus frequentadores.

Fique em casa, se cuide e leia literatura.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *