“tenHo Um amiGO”

Vamos falar muito mais do que de um livro e sim de um “abraço em forma de livro”. De um amor entre mãe e filho que transmuta tempo e espaço. De uma história real e reveladora da beleza que o ser humano é capaz de expressar através de suas emoções e sentimentos. Do poder da arte literária.

Sandra Ronca, autora e mãe: “Fiquei pensando o que eu, com um filho sadio, repentinamente vítima de bala perdida, escreveria. Imediatamente, fui para o computador e escrevi o texto num fluxo só” – Foto: Divulgação

 

Começo a falar de “tenHo Um amiGO” com o depoimento de sua autora, Sandra Ronca. Ninguém melhor que ela para explicar sobre o longo processo da criação desse livro dedicado a abraçar seu filho, seu amigo, Hugo Ronca Cavalcanti, co-autor e personagem central do livro.

“Era abril de 2008, quatro meses após a perda do meu filho Hugo aos 12 anos, abri o jornal e, na Revista Prosa e Verso, a manchete era sobre escritores que haviam escrito sobre a morte. Fiquei pensando nos escritores de Literatura Infantil que haviam escrito a respeito. Lembrei de Ziraldo que fala da morte da avó no livro Nina; Ieda de Oliveira, que me emocionou com seu livro Enmanuela. Ambos falavam de causa mortis natural, de certa forma e com vivências completamente diferentes. Fiquei pensando o que eu, com um filho sadio, repentinamente vítima de bala perdida, escreveria.”

“Imediatamente, fui para o computador e escrevi o texto num fluxo só. O texto ficou leve e poético, assim como a aquarela que pintei em sua homenagem. A nomeei 4 de maio, data de seu aniversário que se aproximava. Fui pintando outras aquarelas. Aos poucos, fui percebendo que poderia criar um livro. Eu já havia retomado meu trabalho em sua homenagem. Hugo era meu maior incentivador nesta arte literária, escrita e ilustrada.”

“Foi um processo totalmente intuitivo e lento. As ideias foram surgindo. Veio a melhor ideia: a união de nossas imagens. Digitalizei e tratei os desenhos feitos por Hugo em meio a cadernos e livros. Os incorporei às minhas aquarelas. Percebia que, apesar de mexer bastante com meus sentimentos, me fazia bem, me enchia de amor.  Seria uma forma de abraço? De integrar a ausência/presença? Claro que no momento, nem pensei nisso, só ouvia o coração. Quando percebi, havia trazido Hugo de coautor!”

Esse é um resumo do processo. O livro está lindo, leve, poético. “tenHo Um amiGO” fala de amor, família, amizade, partida e da sempre presença daqueles que amamos.  O nome Hugo não é citado no texto, aparecendo, sutilmente, em caixa alta no título, o que permite múltiplas leituras e sua apropriação pelo leitor de qualquer faixa etária.”

Autora e mãe

Sandra Ronca trabalha com literatura infantil há 11 anos com um total de 25 livros publicados como ilustradora e/ou escritora. Sete deles são exclusivamente de sua autoria.

Logo nas páginas de abertura do livro estão registrados textos e imagens feitas por Hugo. A escritora, dramaturga, pedagoga e educadora de museus, Simone Bibian, assina a primeira página falando do significado da amizade e da bela forma como Sandra Ronca é capaz de vivenciá-la. A segunda é assinada pela pedagoga biocêntrica e facilitadora de biodanza, Beatriz Câmara, que revela a capacidade da autora, através de seu trabalho, de sempre “redescobrir seu lugar no mundo e a possibilidade de torná-lo melhor”.

Foi também o que senti, desde o primeiro momento que abri o livro: uma integração perfeita entre a autora e seu filho co-autor, personagem que dá nome ao livro, o menino Hugo Ronca Cavalcanti. Através de suas experiências, eles transmutam energias e dão um exemplo de como atuar, sim, para viver o lado positivo das experiências dolorosas e assim melhorar o mundo e as pessoas.

 

 

“Tenho um amigo. Um amigo muito presente. Dentre todos, o mais persistente.”

“Ele me ama; me abraça; me critica; me ajuda.”

“Faz brownie de chocolate; escreve poesia;”

“Quadrinhos e personagens desenha quase todo dia.”

“Me coloca na história; minha fala, num balão. Me beija e aguarda uma lágrima de emoção.”

“A família ganha espaço, numa folha de papel.”

Amor em lembranças, amor em palavras, amor em riscos/desenhos/cores. A arte de revelar o amor. O sentimento é presente em cada pedacinho do livro. Por isso, ao lê-lo a gente faz com cuidado, emocionada (o), com respeito e admiração.

 

 

… “Meu amigo tem mil amigos”…

“Devora livros por inteiro. Ali encontra mais amigos, piratas, guerreiros, exploradores. Enfim, toda a sorte de aventureiro.”

“Mas neles, meu amigo também encontra heróis de tranças e de fraldas; e aprende a fazer biscoito de marinheiro.”

… “Tenho um amigo que me abraça; me inspira; me faz sentir rainha, mesmo sem coroa. Fada, aquela que não voa.”

Sandra Ronca conseguiu o ajuste perfeito entre as emoções de resgatar suas lembranças com o filho/amigo Hugo e de oferecê-las como um presente para o leitor dentro do requinte esperado da literatura infantil. Ao ponto de não citar o nome dele no texto e apenas sugeri-lo no título “tenHo Um amiGO”. E, mesmo assim, ela  conseguiu que o leitor venha a perceber sua presença, com toda a sua força e encanto, em todas as páginas, da capa a contracapa do livro.

 

 

“Amo meu amigo, sempre presente. Agora, aparentemente, ele partiu. Onde está alguém o viu?”

 “Virou história; virou a luz do dia; virou cantoria. Está na natureza. Está na poesia.”

A trajetória

Segundo Sandra Ronca, o livro teve “uma pequena tiragem em 2015 e uma tiragem oficial com código ISBN, viabilizada através do site de Crowdfunding Benfeitoria, em que a cada livro comprado, um seria doado a uma Biblioteca Comunitária, espaço ou projeto de leitura. O carinhoso projeto “tenHo Um amiGO” – “Abraço em forma de livro” conseguiu alcançar muitos corações pelo Brasil e no exterior.

O lançamento oficial se deu, em 2017, na 18ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro e na X Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz no Senado Federal, em Brasília. Em outubro de 2018, “tenHo Um amiGO” ganhou menção honrosa pela UBE (União Brasileira de Escritores) na categoria livro infantil.

O livro tem 51 belas páginas com projeto gráfico da própria autora, produção gráfica e texto de quarta capa de Jaqueline Lavor Ronca e pode ser comprado diretamente com Sandra Ronca, através do Facebook, no espaço exclusivo para “tenHo Um amiGO”: https://www.facebook.com/TenHo-Um-Amigo-408436559536623/ 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *