5ª pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

Desde 2007, o Instituto Pró-Livro realiza a principal pesquisa brasileira sobre livros, leitura e literatura denominada Retratos da Leitura no Brasil. Este ano, ou melhor, este mês teremos o resultado da 5ª edição.

A pesquisa mostra os hábitos de leitura no País e fornece informações para o planejamento mercadológico e o estabelecimento de políticas públicas. A apresentação oficial dos resultados será este mês, no dia 14, às 19:00h, por videoconferência, e o início dos debates a partir de 21 de setembro.

Para conhecer os indicadores de leitura nas capitais, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil contou com a parceria do Itaú Cultural, o que possibilitou aumentar a amostra, de 5 mil para 8 mil entrevistas. Ampliou também a quantidade de questões, aprofundando o conhecimento sobre os hábitos e as preferências dos leitores digitais e de literatura.

Conforme antecipou nota do Publishnews, principal portal de notícias do mercado literário, o Instituto Pró-Livro, o Itaú Cultural e o Ibope Inteligência – responsáveis pelo estudo que traça o perfil mais completo do leitor brasileiro – tornaram público um recorte da pesquisa apontando que o preço influencia 22% dos leitores brasileiros na hora da compra de livros e é o principal fator de decisão na escolha de um título.

A Retratos da Leitura mostrou ainda que cerca de 27 milhões de brasileiros das classes C, D e E consomem livros, contrariando a tese do ministro Paulo Guedes. Para ele, o livro é um produto elitista. O argumento foi usado para justificar a incidência da alíquota de 12% referente à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) apresentada na primeira parte da Reforma Tributária que tramita no Congresso. (As informações foram publicadas pelo jornal Valor Econômico).

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *