“A casa espacial”

Nova série infantil ganha temporada de episódios no YouTube. Com personagens feitos de materiais caseiros, incentiva o uso de objetos de forma consciente.

 

“A casa espacial” é uma casa criada para voar pelo espaço com uma tripulação composta por robôs, inteligências virtuais e experimentos. O criador de tudo isso é o Peralta, um inventor que acredita que a imaginação é um instrumento muito poderoso e que com ela é possível produzir novas invenções e descobertas. Com uma proposta de entreter e promover assuntos importantes para adultos e crianças conversarem em casa, a primeira temporada de “A casa espacial”, no YouTube, tem 10 novos episódios.

Confira o canal e assista aos episódios: www.youtube.com/acasaespacial

Os criadores da série são Lurryan Nascimento e Pedro Arrais, que em 2019 tinham um projeto de contação de histórias em escolas públicas de Florianópolis. “A ideia era repetir isso em 2020 nas cidades de Florianópolis e São Paulo, mas com a pandemia não conseguimos concluir. Então, nos reinventamos e decidimos levar essa ideia para o YouTube. Passamos três meses criando roteiro, cenário, personagens, tudo aproveitando materiais e objetos que a gente tinha em casa, afinal, não queríamos sair de lá. Colocamos a mão na massa e tudo que é visto nos episódios foi criado por nós”, explica Pedro Arrais, responsável ainda pela direção dos episódios.

Todos os personagens e cenários da série foram criados com objetos e materiais reutilizados, como o Robô Fonsão, que foi feito a partir de um galão de água. “Usamos meia, caneca, brinquedos e tudo o que a gente ia encontrando pela casa”, conta Arrais. Esse é um dos conceitos da “A casa espacial”: incentivar as crianças a utilizarem objetos e materiais de forma consciente.

As imagens foram gravadas apenas com uma câmera de celular e o projeto recebeu o apoio de amigos para assinar a direção musical (Tony Lucchesi), voz de abertura (Analu Pimenta) e efeitos especiais (Patrick Amstalden). “A gente filmava a maquete da casa, mandava para o Patrick e ele aplicava os efeitos dela voando”, explica Arrais.

Semanalmente, episódios curtos serão publicados com diferentes temáticas. Toda segunda tem spoiler e curiosidades, o episódio completo sai às quartas e, na sexta, a programação é voltada para professores e crianças menores só com a contação de história, com o objetivo de facilitar o trabalho dos temas com os alunos nesses tempos de aula online.

Tiago Abravanel, que tem aproveitado a quarentena para produzir vídeos em seu IGTV e mostrado detalhes da sua casa, incluindo suas coleções de brinquedos, declarou ser fã do projeto: “Eu e a Lígia, minha irmã ficamos encantados com “A casa espacial” e resolvemos virar sócios no desenvolvimento da próxima temporada. Acreditamos muito no potencial artístico, pedagógico e educacional do projeto”.

A segunda temporada de “A casa espacial” já está sendo preparada com muitas novidades, um novo cenário, personagens e novas missões.

Tripulação da nave

Peralta: Agente espacial e inventor responsável por resolver missões de maneira criativa. Na primeira temporada ele tem a missão de contar uma história diferente a cada episódio sempre utilizando objetos que encontra em casa. Responsável por inventar “A casa espacial”, a Máquina de Transmissão, a Máquina Interplanetária e alguns dos moradores da casa.

Guica: É a invenção nº000606 do Peralta feito com meias e um casaco quentinho, que tem muitas histórias para contar. Já viajou por vários planetas e ama arte e cultura. Ele é responsável por apresentar artistas importantes da história.

Zap: Invenção nº 0002212 do Peralta feito com uma caneca, potinho de sobremesa e partes de brinquedos. Mensageiro responsável por trazer as notícias para casa e não deixar o Peralta se atrasar para as missões que recebe da Agente Bia. Além destas responsabilidades, sempre tem uma frase criativa de diversos autores para nos mostrar.

Agente Bia: Diretamente da Agência do Comando Estelar, a Agente Bia é a responsável por enviar todas as missões para o Agente Peralta. Cada dia um desafio diferente.

Agente Plínio: O Agente Plínio é uma inteligência virtual cheio de personalidade. Sempre atualizando os sistemas da casa com muita simpatia, ele também está disposto a ajudar o Peralta em qualquer desafio como, por exemplo, catalogar todos os planetas inscritos que irão para o planetário do Peralta.

Fonsão: A invenção nº000403 do Peralta é o Robô Fonsão. Dentre todos os seus dons, a culinária é o que mais se destaca. Além de fazer as maiores delícias da galáxia, ele ensina pratos fáceis e deliciosos, que todo mundo consegue fazer em casa.

Analuz: Ela não está dentro da casa, mas está sempre por perto. Se você gosta de animação e muita música é só seguir essa estrela. Você conhece todos os ritmos musicais? Analuz vai te ensinar a reconhecê-los. Do samba ao rock, a animação está garantida.

Bobby e Billy: Essas meias não nasceram uma para a outra, mas respeitam suas diferenças e assim formam um par perfeito. Vivem na gaveta de meias da sorte do peralta. Prontos para comentar com muito humor tudo o que acontece nesta casa.

Créditos

Idealização – Lurryan
Direção – Pedro Arrais e Lurryan
Criação, roteiro e direção de arte – Lurryan
Edição e Finalização – Lurryan e Pedro Arrais
Efeitos Especiais da Casa – Patrick Amstalden
Maquete da Casa – Zé do Sol
Música e Arranjo Original de Abertura – Pedro Arrais e Tony Lucchesi
Vozes Abertura – Pedro Arrais e Analu Pimenta

Elenco

Analu Pimenta
Bianca Vieira
Lurryan
Pedro Arrais
Souzinha

Vozes

Analu Pimenta
Lurryan
Pedro Arrais
Souzinha

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *