O ensino à distância

Com a projeção de volta às aulas, atual momento é ideal para repensar a didática das escolas

 

A educação à distância já é praticada há muitos anos pelo Ensino Superior, tendo surgido da necessidade de especialização de milhões de pessoas que não podiam frequentar uma instituição de ensino presencial. Com as medidas restritivas de isolamento social, essa dificuldade se estendeu para todos os níveis da educação, criando novos desafios para professores, pais/responsáveis e alunos do nível médio e básico.

A formação de professores para o uso de novas tecnologias ainda é um grande desafio para o sistema educacional brasileiro. Contudo, o repensar pedagógico deve ser uma atitude diária na vida acadêmica e profissional das escolas. “Como profissionais da educação, é essencial atuarmos conforme a necessidade e prática dos nossos alunos. É preciso quebrar paradigmas, metodologias e encaminhamentos”, afirma Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista em gestão escolar.

Segundo a especialista, a metodologia educacional deve ser constantemente discutida para que os materiais sejam inseridos na plataforma de maneira de maneira significativa, lúdica e auto visual para a autonomia do usuário. Da mesma forma, é essencial que os professores entendam a necessidade de um novo olhar pedagógico ao desenvolver suas aulas, a fim de aproximar o conteúdo à realidade dos alunos.

“Não é somente dar aula frente as câmeras, mas sim levar dinamicidade e ludicidade aos alunos a partir de estratégias diferenciadas, como contação de histórias, jogos e brincadeiras, música, material reciclável e concreto. É preciso encantamento para esse momento atual”, explica ela.

Para Ana Regina, além das tendências de desenvolvimento de recursos tecnológicos voltados para a educação, questões como segurança, comodidade e autonomia também são influenciadores neste processo. “Afinal, o ensino à distância é também considerado um recurso de desenvolvimento da autonomia do aluno”, completa a especialista.

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