“O menino que perdeu o ônibus”

Live de lançamento desse livro escrito e ilustrado por Guto Lins será nessa quinta, dia 1°/10, às 19h, no @grupoeditorialzitoficial, com participação de Laura van Boekel, editora do Grupo Editorial Zit

Um atraso, um átimo, um deslize. O que pode acontecer após uma brevíssima mudança no roteiro do dia? O quanto de mundo pode irromper aos olhos de um menino que simplesmente perde o ônibus? E que, por esse mero desvio na rotina, acaba conseguindo reparar no tanto de vida desfilando à sua volta?

Em “O menino que perdeu o ônibus”, Guto Lins convida os leitores a uma jornada pela faceta exuberante e lírica dos espaços mais corriqueiros. Apesar de correr mais rápido que as pernas, o protagonista dessa adorável aventura só chega a tempo de ver que seu ônibus “virou ladeira/virou poeira”.

Esta é a deixa para que seu olhar, desarmado pelo imprevisto, acabe flagrando cenas que não teria reparado num dia normal. A seta de gaivotas rasgando o céu. O urso polar, o dragão e o coelho de pernas curtas desenhados nas nuvens. O coração tatuado na pele de uma árvore, a fábrica de vaga-lumes escondida em outra.

Logo, logo esse pequeno herói vai experimentar o cheiro da chuva e o gosto da água. A poça virando lago e o lago, mar. A correnteza do mundo, exuberante, o arrastando para fora da rotina, num convite para que os sentidos se agucem e a curiosidade se atice. É isso, afinal, que faz Guto Lins neste “O menino que perdeu o ônibus”: um manifesto poético contra a mesmice e a opacidade da rotina. Uma ferramenta literária de resistência ao embotamento e à falta de liberdade. Uma história tão necessária em nossos dias. Uma narrativa em prol do prazer e da beleza, que nos lembra o quanto a imaginação é instrumento poderoso em defesa da vida.

“Correndo mais rápido que as pernas

Quase tropeçou no vento

Atento ao tempo perdido

Achou que daria tempo

Mas o ônibus virou ladeira

Virou poeira.”

 

“Parado reparou

Uma seta rasgando o céu

Gaivotas mostrando o caminho

A líder na ponta da seta

Cansaço compartilhado

Outra líder, a mesma seta.” (Trechos do livro)

O autor Guto Lins é designer, ilustrador, escritor e mestre em literatura. Leciona no departamento de artes e design da Puc-Rio.

O livro tem 32 páginas, custa R$ 38,70 e pode ser comprado nesses links e www.grupoeditorialzit.com.br / https://www.fokaki.com.br e nas principais livrarias.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *