“O pomo de ouro e o cavalo de Troia”

Hoje, 14/9, às 19:00h, tem “live” de lançamento de novo livro da autora Sônia Travassos com ilustrações de Júlio Carvalho. Vai ser no Instagram @grupoeditorialzitoficial com bate-papo comandado pela editora Laura van Boekel.

 

O que será que está por trás da expressão “presente de grego”? Qual história deu origem à ideia de “cavalo de Troia”? Quem foi Páris, que se apaixonou perdidamente por Helena, esposa de um rei, culminando em uma das guerras mais famosas do imaginário ocidental?

Narrada há muitos e muitos séculos, a mitologia grega é cheia de aventuras e personagens que foram fundamentais para o mundo ser como é hoje. Inclusive porque os deuses gregos tinham mais semelhanças com os mortais de hoje em dia do que muitos de nós costumam supor… Eram ciumentos, brigões, vaidosos, se apaixonavam perdidamente. E, com isso, se envolviam em muitas peripécias.

A escritora e professora Sônia Travassos resolveu contar duas dessas histórias — as suas preferidas — ao seu modo. Ou seja, do jeito que costuma fazer quando as narra para os seus alunos. Com a graça, a fluidez e a objetividade das narrativas orais. Além de uma grande dose de empatia com aqueles deuses e mortais tão atribulados…

O que ela conta neste novo livro são dois episódios muito importantes da mitologia grega, que se entrelaçam a tantos outros. Mas que começam numa cena trivial: uma festa. Os deuses, afinal, também tinham isso de parecido com os humanos — adoravam uma farra.

Zeus, o mais poderoso de todos, um dia, organizou uma dessas festas do Olimpo, mas não convidou Éris, que, por ser a deusa da discórdia, vivia provocando intrigas. Irritada, é claro que Éris inventou um jeito de estragar a diversão dos convivas. Para isso, pôs um pomo de ouro na mesa do banquete com a inscrição “Para a mais bela”.

As deusas começaram então a brigar entre si, disputando o título de mais linda. Coube a Páris, um jovem que todos acreditavam ser apenas um pastor muito bonito, a responsabilidade da decisão. Acontece que Páris era, na verdade, filho do rei Príamo. E daí se desdobram várias outras peripécias.

“O pomo de ouro e o cavalo de Troia – duas histórias gregas do jeitinho que eu gosto de contar” não apenas dá nova vida a dois episódios da mitologia antiga, como é um livro de aventura capaz de prender na cadeira até o mais desatento dos leitores. Em suas páginas, cheias de suspense, reviravoltas e paixão, desdobram-se narrativas deliciosas, que mostram como a literatura é capaz de se reinventar, dando novos ares a histórias que já estão conosco desde alguns séculos antes de Cristo. E, assim, trazem personagens como Hera, Afrodite, Helena, Aquiles ao convívio de nossos tempos.

“Ao chegar ao seu destino, Páris se apresentou a Príamo e, para provar que era seu legítimo filho, mostrou-lhe o manto real, guardado por todos aqueles anos. O rei, que nunca se perdoara por ter abandonado o filho às feras, reconheceu o manto e emocionado por vê-lo vivo, bem ali na sua frente, nem quis mais saber da antiga profecia. De certo, daquela vez, o Oráculo havia falhado!

Então, o tempo foi passando, como em todas as histórias e, um dia, a pedido do pai, Páris foi ao reino de Esparta encontrar o rei Menelau, para tratarem de alguns negócios. Só que Menelau estava viajando e quem o recebeu foi sua esposa: Helena – a mulher mais linda do mundo! Quando Páris a viu… Pois é: se apaixonou na mesma hora! E aí, adivinha o que ele fez? Foi procurar Afrodite, claro, e pediu que ela o ajudasse a conquistar Helena. A deusa não tinha prometido que daria a ele o amor da mulher que ele desejasse?” (Trechos do livro)

A autora Sônia Travassos é educadora, especialista em literatura infantil, contadora de histórias, pesquisadora, mestre e doutora em Educação. E, há mais de 30 anos, vive pelo Brasil formando outros professores que gostam de ler para seus alunos. “O pomo de ouro e O cavalo de Troia – duas histórias gregas do jeitinho que eu gosto de contar” é seu décimo quarto livro. O ilustrador Julio Carvalho é designer gráfico, ilustrador e animador. Seu trabalho pode ser visto no instagram @julioartworks.

O livro “O pomo de ouro e o cavalo de Troia – duas histórias gregas do jeitinho que eu gosto de contar” tem 40 páginas, custa R$ 28,90 e está à venda nas livrarias e pelo site www.grupoeditorialzit.com.br

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *