Onde tem contação de histórias na internet?

Fim de semana é sempre dedicado às narrações de livros infantis. Veja aqui três programas que podem trazer muita alegria para as crianças.

 

No Youtube todos os domingos são de histórias

Precisando de ajuda para entreter os pequenos? Então aproveite a dica, nos próximos domingos do mês de setembro (6, 13, 20 e 27), a Viva e Deixe Viver promove Domingueiras de Histórias online especiais. A exibição será feita ao vivo, no canal do YouTube da entidade.

A ação contará com a participação dos voluntários Contadores de Histórias que atuam nas regiões de Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife, São Paulo e Santos.

Durante a atividade serão apresentados contos especiais para toda a família se reunir, assistir e refletir, fazendo com que o “ficar em casa” seja divertido e um momento repleto de novos aprendizados.

 

 

Literatura acessível narra dois livros neste mês

O Projeto Literatura Acessível, série de livros inteiramente acessíveis, que visa a sensibilizar crianças e escolas quanto à importância da temática da inclusão e da acessibilidade, preparou um presente neste período de isolamento social: assistir a contações online de histórias com a atriz Bia Mussi e o artista cego Marcos Lima, idealizador do Projeto Histórias de Cego.

São versões com legendagem e audiodescrição seguindo as exigências de acessibilidade da Secretaria Especial de Cultura, que podem ser encontradas em  https://linktr.ee/LiteraturaAcessivel.

“É uma forma de gerar um conteúdo virtual similar àquele que constaria dos encontros presenciais com contações, previstas pelo projeto, em várias cidades do país”, diz Carina Alves, fundadora e diretora do Instituto Incluir e responsável pela elaboração do projeto e autoria dos livros.

Em setembro, estão programados os lançamentos de “O menino que escrevia com os pés” (dia 7) e “A menina que perdeu a perna” (dia 18).

Também por conta do isolamento social, o Projeto Literatura Acessível disponibilizou os títulos em formato ebook. Por meio de parcerias com secretarias de educação, esporte e da pessoa com deficiência de diversas cidades do Brasil, os ebooks já alcançam mais de dois milhões de alunos.

Psicóloga, Mestra em Letras e Ciências Humanas e doutoranda em Educação na Perspectiva Inclusiva, Carina Alves escreveu os livros, dois com participação de Mari Meira, e um, em parceria com Elyse Mattos, fundadora do Instituto Ico Project, voltado à causa do autismo. São obras de ficção disponíveis em versões físicas e em ebooks em multiformato – libras, braille, audiodescrição e pictograma – e multilinguismo – português e alemão.

O Literatura Acessível é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio do Instituto CCR e Supergasbras e Produção da Burburinho Cultural. A Realização é do Instituto Incluir, Superar, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

 

 

Canal lança novos vídeos com histórias infantis e danças

Entreter a criançada em tempos de isolamento não é uma tarefa fácil principalmente com o cancelamento das aulas presenciais e eventos culturais. Pensando em estimular a criatividade entre toda a família, a Despertar Produções, produtora que possui expertise em produção de espetáculos, eventos culturais e ações artísticas, criou o “Hora da Imaginação”, um canal com conteúdo online dedicado ao público infantil.

Nos vídeos desse mês, são contadas duas histórias incríveis de maneira lúdica e divertida, além de um vídeo com coreografia, para animar ainda mais os pequenos. A primeira, muito conhecida entre nós, é a história do “Os três porquinhos”, uma fábula onde os personagens são exclusivamente animais, e a segunda é “Porque as mulheres têm cabelos longos”, adaptação do conto tradicional africano, registrado por Vilma Maria no livro “O Jabuti e a Sabedoria do Mundo: E outras fábulas africanas”.

Para as crianças que gostam de dançar, a Jaqueline Viana e Ashiley, ensinam a coreografia animada de A dança do trenzinho, com a canção Trem de Ferro.

Quem estrela os vídeos são as atrizes Thais Coimbra (“Os três porquinhos”), Carla Passos (“Porque as mulheres têm cabelos longos”), através do Canal Hora da Imaginação.

Assista aos vídeos

“Os três porquinhos” https://www.youtube.com/watch?v=cy3RZOCobZI&t=10s

“Porque as mulheres têm cabelos longos” https://www.youtube.com/watch?v=z7tw5K9Lg0Q&feature=youtu.be

A dança do trenzinho – https://www.youtube.com/watch?v=LHtQ8_qrEag&feature=youtu.be

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *