Dia da Criança com maratona de contação de histórias

Projeto “Reconto – Cada qual no seu recanto” reúne grandes nomes da literatura em formato totalmente online

Desde que a obrigatoriedade do isolamento social paralisou o setor cultural, os contadores de histórias também buscam se reinventar. Uma turma se reuniu e encontrou na internet o seu refúgio. Com a intenção de fazer a roda da economia criativa girar e promover encontros virtuais, a Belazarte Produções Artísticas criou o projeto “Reconto – Cada qual no seu recanto”, uma mostra internacional de contadores de histórias, 100% online e ao vivo.

Serão rodas de histórias temáticas sempre com três convidados nacionais de estados diferentes e um convidado internacional. A idealização e direção artística é de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase 30 anos dedicados ao ofício de narrar histórias, que divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura que hoje tem seu recanto em Alhandra, em Portugal.

Os encontros acontecerão dia 12 de outubro e terão entre os convidados, Bia Bedran (RJ), Roberto de Freitas (MG), Ana Sofia Paiva (Portugal) e Luciano Pontes (PE), além de Benita e José Mauro.

A narradora Ana Sofia Paiva é de Lisboa, Portugal – Foto: Divulgação

 

Os narradores

Encabeçando a roda, Bia Bedran, veterana das histórias nos palcos e na TV, do seu recanto em Niterói, mostra histórias musicadas e utilizando técnicas de teatro de objetos. Alguns dos seus sucessos, como “O anel” e “Pedalinho” não ficarão de fora. Representando o Nordeste, o escritor, ator e contador de histórias Luciano Pontes, conta de Recife, contos populares brasileiros com muito humor e toques de palhaçaria.

Representando Minas Gerais, Roberto de Freitas, do seu recanto em Belo Horizonte, conta causos de monstros e outros bichos do fundo da mata. A convidada internacional desta primeira edição é a portuguesa Ana Sofia Paiva, atriz, cantora e pesquisadora de cultura popular que vai cantar, contar e encantar com pérolas da tradição lusitana, direto do seu recanto em Lisboa. Tudo apresentado e costurado por José Mauro Brant e Benita Prieto que também entram na roda trazendo histórias dos seus repertórios. Serão três horas de transmissão começando às 15h e indo até as 18h. Cada convidado contará três histórias, tudo intercalado de canções, parlendas e poemas. Para crianças de todas as idades. Ao final, os convidados batem um papo respondendo perguntas do público.

A segunda edição do projeto “Reconto” será no dia 31 de outubro e o Dia das Bruxas é a inspiração. Um novo grupo de narradores contará histórias de feiticeiras, cucas, sacis e outros bichos do folclore mundial.

Bia Bedran é carioca e veterana das histórias nos palcos e na TV – Foto: Divulgação

 

Serviço

Reconto – Cada qual no seu recanto – Mostra internacional de contadores de histórias

Participantes: José Mauro Brant (RJ), Bia Bedran (RJ), Benita Prieto (PT), Ana Sofia Paiva (PT), Roberto de Freitas (MG) e Luciano Pontes (PE)

Dia 12/10 | Horário: 15h até as 18h | Ingressos: R$ 20

Transmissão pelo Zoom

Ingressos pelo site Gofree.co ou direto pelo https://www.gofree.co/reconto-cada-qual-no-seu-recanto-mostra-internacional-de-contadores-de-histo_6429

Descontos especiais para professores, grupos e alunos da rede pública pelo email recontocadaqualnoseurecanto@gmail.com

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *