Jovem casal é fenômeno na internet e na literatura

Os youtubers Gabriel Dearo e Manu Digilio ultrapassam a marca de 11 milhões de seguidores, mais de um bilhão de views e recordes com livro lançado no Brasil e Portugal. Eles são de Ribeirão Preto, interior paulista. Devido ao grande sucesso nas redes sociais, se mudaram para São Paulo.

O casal de youtubers Gabriel Dearo e Manu Digilio estão preparando o segundo volume do livro “As aventuras de Mike” – Fotos: Divulgação

 

Produtores dos canais “FalAiDearo”, “Dearo e Manu” e “Operação Cinema”, o casal de youtubers oferece semanalmente diversão, dicas culturais e outras formas de ver a vida cotidiana dos jovens brasileiros. O que começou como um projeto pessoal de cinema e humor na internet virou um empreendimento de sucesso. Em quatro anos, as centenas de seguidores ultrapassaram 11 milhões de internautas do Brasil e de outros países distribuídos nos três canais de sucesso no YouTube. Juntos registram atualmente mais de um bilhão de views.

Todos os canais trazem um grande diferencial: o cuidado em produzir conteúdos Family Friendly assistidos por todas as idades e com censura livre. Desta forma, atingem uma legião de fãs composta por crianças, adolescentes e adultos. A fama do casal, no entanto, não se restringe à internet. Diariamente eles recebem mensagens de seguidores, inclusive, pais, em busca de uma aproximação dos filhos com seus ídolos. Muitos deles viajam de outros estados e, até mesmo, de outros países para promover esse encontro.

No caso mais recente, um brasileiro que vive no Japão, há mais de doze anos, realizou um sonho dos filhos: conhecer os jovens que ajudaram na alfabetização das duas crianças, na língua portuguesa, através de vídeos do canal. A família viajou do Japão para esse grande encontro surpresa para os pequenos fãs japoneses.

Ano passado, os jovens começaram a trilhar os caminhos da literatura e lançaram o livro “As aventuras de Mike” pela Editora Planeta, e vivem, agora, outro sucesso, pois o livro alcançou o primeiro lugar no ranking dos mais vendidos do ano, na categoria infantojuvenil, segundo o portal PublishNews. Em julho deste ano o livro também foi lançado em Portugal e, em apenas uma semana de lançamento, já era o mais vendido da categoria nas livrarias de Lisboa.

O blog publica uma entrevista exclusiva com o casal de youtubers e escritores, Gabriel Dearo e Manu Digilio, que foi realizada por email. Mas, aqui, esses jovens maravilhosos vão falar mais é de literatura.

 

Rosa Maria: Estou sabendo do sucesso de “As aventuras de Mike” no Brasil e em Portugal. Falem sobre esse livro e os motivos do sucesso.

Manu: “As Aventuras de Mike” é um livro com uma leitura leve e muito divertido. Acho que um dos motivos do seu sucesso é que os personagens da narrativa já eram muito amados pelo público antes mesmo de o livro ser lançado. No nosso canal “Falaidearo”, no YouTube, esses personagens foram surgindo naturalmente e, conforme os fãs foram gostando, nós percebemos que seria bem legal apresentá-los em um novo formato, no caso o livro.

 

RM: As atividades no Youtube dão tempo para vocês se dedicarem à literatura? Como lidam com a rotina de escritores?

Gabriel: Nossa rotina como youtubers é bem corrida. Quando fazemos outros projetos grandes assim, como o livro “As aventuras de Mike”, dedicamos duas horas por dia, geralmente no período da manhã.

Manu: Nessas duas horas diárias, selecionamos as ideias que podem ser interessantes para a história do livro. Daí separamos os capítulos e vamos escrevendo dia após dia.

 

RM: Vem livro novo por aí? Contem as novidades.

Gabriel: Sim! “As aventuras de Mike 2” está saindo do forno! Está nos ‘finalmentes’ para ser lançado ainda este ano. O que podemos adiantar é que será uma continuação direta da história do primeiro livro e também está muito engraçado e divertido. Acredito que os fãs vão amar.

 

RM: O que gostam de ler?

Manu: Gosto de ler vários tipos de livros: biografias de pessoas que me inspiram, livros educacionais e também gosto muito de livros de humor.

Gabriel: Eu gosto de ler livros que possam me ensinar alguma coisa nova. No momento estou gostando bastante de ler livros de desenvolvimento pessoal.

 

RM: Têm algum escritor preferido? Qual e por quê?

Gabriel: Escritor preferido eu acho que não, mas tenho um livro preferido pode ser? O livro que eu mais gostei de ler se chama “Essencialismo”, que mudou bastante a minha forma de pensar.

Manu: Eu gosto de vários escritores. Acho que também não tenho um preferido, mas um livro que estou gostando muito atualmente é o da biografia da Michelle Obama.

 

RM: Na infância, como era a relação de vocês com os livros e a leitura? 

Gabriel: Eu peguei mais amor aos livros na minha fase adulta, quando realmente comecei a ler bastante e percebi que poderia ter lido mais na minha infância e adolescência. É um hábito incrível com o qual aprendemos coisas novas, imaginamos histórias… É muito divertido.

Manu: Eu sempre gostei muito de ler. Na infância e adolescência curtia muito livros de ficção e acho incrível como o nosso livro “As Aventuras de Mike” despertou muitas crianças e pré-adolescentes na leitura, nessa geração da internet. Um exemplo é a minha irmã de 6 anos, Milena. Ela está na fase de aprender a ler e fico muito feliz em vê-la se divertindo com o livro em mãos e entendendo a história sozinha.

 

RM: O que vocês acham que os jovens gostam de ler? E o que deveriam ler?

Gabriel: Eu sempre gostei de boas histórias, somos apaixonados em boas histórias. Aquela história bem montada, com personagens marcantes e um enredo inteligente. Acredito que esses livros são os que fazem mais sucesso. A juventude traz um período que nossa criatividade está á tona e livros de ficção podem ajudar muito na imaginação das histórias.

 

RM: Como motivar atualmente crianças e jovens para a leitura?

Manu: Acredito que o ideal é começar apresentando para as crianças e jovens leituras fáceis e que sejam divertidas ou com um assunto que seja do interesse deles. Isso acaba motivando e pegando amor na leitura. Eu indico muito “As aventuras de Mike”, mas sou suspeita em falar (risos).

É um livro que quase todas as idades vão se identificar e rir muito. O Mike passa por coisas que todos nós, um dia, já passamos na escola. Esse livro e o próximo que vamos lançar nós escrevemos com tanto amor e carinho, que nem temos palavras pra dizer o quanto ficamos felizes que o público tenha gostado muito.

 

RM: Qual o desafio é maior: o de youtubers ou de escritores?

Gabriel: São atividades bem diferentes e em ambas temos que nos dedicar muito para sair um resultado final bacana. Como estamos há mais tempo sendo youtubers, pra gente, isso acabou ficando mais prático se comparado ao livro. “As Aventuras de Mike” foi o primeiro livro que escrevemos, foi tudo muito novo e com novos desafios. Mas aprendemos bastante com essa experiência e vamos trazer um segundo livro ainda melhor.

 

RM: Nesse momento de turbulência que experimentamos, a nível mundial, qual mensagem gostariam de deixar para os jovens?

Manu: Sim, estamos vivendo um momento muito difícil e delicado. Acredito que ler é uma ótima maneira de se distrair e “viver” algo novo através das histórias. Além disso, é possível aprender muito com os livros.

Gabriel e Manu: Estamos muito felizes com o sucesso de “As aventuras de Mike” e muito empolgados com seu desdobramento em “As aventuras de Mike 2”. Nunca pensamos que escreveríamos um livro. Mas, fazendo o primeiro, descobrimos uma nova paixão: escrever sobre o Mike e sua turma. Um grande abraço a todos os fãs desse livro.

 

 

 

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *