“A mágica da respiração”

Respire fundo! Tudo vai melhorar. Livro chegou para ajudar no gerenciamento dos sentimentos das crianças

 

A inteligência emocional é tão importante para o desenvolvimento da criança quanto as habilidades cognitivas. O que muitos pais não sabem é como desenvolver essa capacidade nos filhos e quais ferramentas usar. Aprender a lidar com os sentimentos e a meditar: essa é a proposta de “A mágica da respirtação de autoria do psicólogo americano, Christopher Willard e a educadora Wendy O’Leary.

O lançamento do selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro, convida o pequeno leitor a respirar junto com a história e descobrir que dentro dele tem algo com um poder mágico e transformador para lidar com as frustrações do dia a dia.

“O uso da respiração como ferramenta para se atingir o equilíbrio é uma prática milenar nos países orientais. Porém é a primeira vez que vejo no Brasil um livro com este foco para as crianças, para realmente ajudar a atravessar situações de desconforto, raiva, medo, tão comuns na infância. Sabendo lidar com estes sentimentos e emoções, nossas crianças ficarão mais resilientes, seguras e felizes”, conta a Publisher Maíra Lot Micales.

O livro também inclui um guia de técnicas para que pais e cuidadores possam ajudar os pequenos a desenvolverem a atenção plena inspiradas nos ensinamentos do professor zen Thich Nhat Hanh. Com a prática deste simples hábito e da imaginação, a criançada poderá lidar melhor com os sentimentos para acalmar-se e ser mais feliz.

Com as ilustrações coloridas e divertidas de Alea Marley o livro é indicado para ser usado em casa e nas escolas. A mágica da respiração apresenta diversas lições práticas para desenvolver melhor o emocional, ao misturar consciência da respiração e brincadeira.

Vamos falar de ‘Balançando ao vento’: imagine que você é uma árvore balançando ao vento. Deixe-se ser levado para frente e para trás, para trás e para frente, enquanto move seu corpo… Sinta o vento diminuir um pouco, um pouco mais e um pouco mais até ser apenas uma brisa suave. Agora, imagine que não há mais vento e que você está totalmente parado e equilibrado.

Ao respirar, você está vivo… E porque você está vivo tudo é possível. Todos nós temos dias difíceis de vez em quando, com sentimentos desagradáveis como raiva, medo, solidão ou até uma tristeza mais profunda. Respire junto com esta história para descobrir algo que você já faz, mas que tem um poder mágico de transformar seus dias. O livro inclui também um guia com técnicas de atenção inspiradas nos ensinamentos do professor zen Thich Nhat Hanh, que ajudam a trilhar o caminho para a autoconsciência. Um livro fundamental para toda criança lidar melhor com seus sentimentos.

Autores e ilustradora

Christopher Willard é um psicólogo e consultor educacional norte-americano especializado em atenção plena (mindfulness). Ele tem praticado meditação pelos últimos 20 anos e tem ministrado centenas de workshops por todo o mundo. Atualmente, integra o quadro de diretores do Instituto para a Meditação e a Psicoterapia e é presidente da Rede de Mindfulness na Educação. Já se apresentou em conferência do TEDx e em artigos do New York Times, The Washington Post, mindful.org, entre outros veículos. Teve suas obras traduzidas para mais de dez idiomas. É professor da Escola de Medicina de Harvard.

A outra autora, Wendy O’Leary, é educadora, escritora e palestrante. Ensina atenção plena (mindfulness) e técnicas para regulação da inteligência emocional, resiliência e bem-estar para crianças e adultos. É colaboradora da revista Mindful.

A ilustradora Alea Marley trabalha e reside na Inglaterra. Sua arte é recheada de padrões, texturas e explosões de cores.

O livro tem 36 páginas, custa R$ 41,90 e pode ser comprado no site da Amazon

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *