A tecnologia pede passagem

Conheça a atuação da uma empresa que estimula pais a incentivarem a leitura nas crianças por meios eletrônicos e, assim, estimular a importância do hábito desde cedo

 

 

Mais do que o hábito, criar o gosto pela leitura é algo que deve ser incentivado ainda na infância. Com as crianças cada vez mais em contato com a tecnologia, esse desafio pode ser ainda maior. O Bookplay Kids vem trabalhando neste sentido: unindo tecnologia e educação com conteúdo para diferentes idades.

As novas gerações nascem interagindo com celulares e tablets. Portanto, incentivar a leitura tornou-se ainda mais importante com o passar dos anos. O Bookplay Kids possui uma curadoria especializada, formada por profissionais da área da educação, que trabalha focada no desenvolvimento da criança, tanto pedagógico como emocional. A plataforma reúne livros digitais, audiolivros, jogos e atividades para imprimir, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo.

“Ler é mais do que decodificar. Ao lermos, realizamos diversas operações, incluindo seriação, ordenação, conservação, relações espaciais e temporais. Tudo isso, em uma frase, permite a criação de sentido e, desta forma, um mundo imaginário que encanta a cada um de nós. Para cada pessoa, um livro é um mundo diferente. Quando uma criança começa a ler, amplia-se o seu contato com os mundos da imaginação e das operações e o melhor: desfrutando uma viagem única e mágica. E, mesmo que isso bastasse por si só, ainda por cima a ciência já provou que a criança decodifica muito melhor o mundo da lógica e da matemática para construção de um futuro de felicidade inimaginável para um adulto”, relativiza Marcos Paim, professor e diretor do STEM Brasil, programa da ONG Educando.

A boa notícia é que os números mostram que as crianças estão lendo mais. De acordo com a pesquisa nacional Retratos da Leitura, realizada pelo Itaú Cultural em parceria com o Instituto Pró-Livro (IPL), entre 2015 e 2019, os leitores de cinco a dez anos cresceram de 67% para 71%. Essa é a única faixa etária que registrou crescimento na pesquisa.

“Hoje são mais de 1,3 mil livros para os pequenos. Desde o início do ano estamos em busca de oferecer novos conteúdos com foco no desenvolvimento da criança: personagens conhecidos da televisão em novas histórias, que auxiliam na aprendizagem; livros com foco no desenvolvimento emocional e atividades para imprimir. As telas já fazem parte do cotidiano das crianças e o Bookplay Kids trabalha para oferecer conteúdo instrutivo, usando a tecnologia a favor da educação”, detalha Rodrigo Stabile Escanhuela, CEO da plataforma.

Como o hábito começa com o exemplo, os conteúdos do Bookplay Kids foram pensados para que pais e filhos possam interagir e utilizar o tempo nas telas com qualidade. Em um estudo realizado pela Fundação Itaú Social em parceria com o Instituto Datafolha, 96% dos entrevistados disseram que incentivar crianças de até cinco anos de idade a gostar de ler é importante (20%) ou muito importante (76%). Porém, quando indagados se leem para os pequenos no dia a dia, apenas 37% dos entrevistados disseram ter o costume.

A Bookplay é a primeira plataforma de streaming 100% brasileira voltada para o conteúdo de educação, reúne mais de 5 mil livros, mil cursos – inclusive de inglês – 2 mil audiolivros, 700 videoaulas, banca completa com revistas e jornal e área kids com livros, audiolivros, atividades para imprimir e jogos educativos para as crianças. Tudo 24 horas por dia e com acesso liberado para até três pessoas via computador, tablet ou celular, sendo compatível com iOS e Android. O Bookplay também conta com clube de benefícios pelo qual mais de 200 parceiros proporcionam ofertas e descontos exclusivos. O aplicativo também permite a leitura dos livros em modo off-line. Com mais de 120 mil usuários já cadastrados, a plataforma deve fechar 2020 com mais de 200 mil.

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *